18/01/2021 às 21h11min - Atualizada em 18/01/2021 às 21h11min

Vamos falar de Pimenta?

Minha primeira vez com ela foi, sem dúvida, marcante, quente, inebriante e inesquecível!

Ana Paula Lautert. - Ana Paula Lautert.
Eu visitava o mercado público de Salvador e me rendi ao apelo da baiana que seduzia os passantes vendendo acarajé perguntando: você gosta dele quente?
Ainda na inocência de minha juventude mal sabia que o "quente" dela se referia a venerada e temida rainha dos temperos que pode proporcionar calor e refrescância, tudo ao mesmo tempo!

Isso porque a pimenta tem em sua composição a capsaicina substancia presente em suas sementes que dá justamente a picancia da pimenta. Quanto mais capsaicina mais quente a pimenta porém a medida em que essa substancia entra no organismo maiores benefícios ela traz!

A pimenta é termogênica, estimula a liberação de endorfina, é antioxidante e provoca sensações inebriantes no paladar.
Agora, utilize com cautela para não se queimar! Inclusive, a capsaicina é hidrofóbica, ou seja, não sai com água, portanto se o calor for intenso, recomendo leite ao invés de água pois esta irá somente ressaltar o calor.

Scoville um farmacêutico americano desenvolveu através de testes uma tabela que indica a ardência das mais variadas pimentas mundiais. Entre as mais picantes estão a mexicana habanero, a pimenta da Jamaica e a nossa conhecida de longa data: pimenta malagueta. Mas não tema! Existem sim pimentas mais suaves e até doces para você inventar e saciar seu desejo. A pimenta biquinho, dedo de moça, poblano ou mesmo a jalapeno possuem níveis consideravelmente mais suaves de picancia chegando até o pimentão, cuja picancia chega a zero.

E, para aqueles que ainda temem a rainha dos temperos separei uma receita de molho de pimenta dedo de moça para ser usado na salada, no sanduiche até no churrasco se você assim preferir! Então lá vai:
  • 2 pimentas dedo de moça lavadas, sem sementes e cortadas em cubos
  • 200g de creme de leite
  • Suco de 1/2 limão
  • Sal
  • Coentro
Em um liquidificador bata o creme de leite e a pimenta com o coentro
Transfira para um pote pequeno e acrescente o sal e por último ajuste com o suco do limão.

Me conte sua experiência com o mundo das pimentas?
Em breve estarei de volta com novidades!
Colunista Papo Sabor: Ana Paula Lautert.

 
 
 
Link
Aninha Lautert

Aninha Lautert

Apaixonada pelo fantástico mundo das viagens, eventos e gastronomia.

Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp