21/01/2021 às 15h44min - Atualizada em 21/01/2021 às 15h44min

Prosecco (Itália)

Elaborado pela variedade de uva Glera pelo método Charmat o Prosecco vem do Vêneto, na tália, precisamente nas regiões de Conegliano e Valdobbiadene. São espumantes com tendência a ser leve e ácidos e com bastante frescor.

Por Nilson Cesar - Papo Sabor
E de garrafa em garrafa vamos provando.

É com muita alegria, e sem mi mi mi,  que, a convite do querido amigo Carada, venho a colocar aqui  no Papo Sabor um pouco de minha experiência com o universo do vinho por quase duas décadas, quero dizer, a experiência real vem de berço a 59 anos atrás, pois como neto de italianos o vinho, desde mais tenra infância, já estava presente: no suco de vinho (mistura de vinho água e açúcar) que nos davam para que  ficássemos anestesiados e parássemos com a bagunça nos almoços de “família”  onde dúzias de tios e tias, mais o nono e a nona, se reuniam em volta da mesa desfrutando as delícias italianas regadas a vinho, e num misto de  alegria e ira, discutiam com fervor os mais variados assuntos.

Tudo isto mais o dia a dia nas parreiras, nas colheitas, nas cantinas, nas festas, como a Festa da Uva onde o vinho saia nas torneiras nas ruas de Caxias do Sul, se não me falha a memória. 

De lá para cá muito mudou e o vinho, palavra singular que oculta uma infinidade de aromas e sabores ganha o plural em um infinito universo a ser descoberto e que iremos tratar por aqui. São estilos, países e suas regiões, são milhares de uvas muitas ainda sem nome: sim não existem somente Carmenere e Cabernet, Merlot e Malbec , Chardonnay  e Sauvigon Blanc, existem milhares de uvas em  zilhões de combinações possíveis por todo planeta. Vamos descobrir.

Nos últimos anos aqui no Brasil o vinho vem passando por uma imensa renovação, tanto no ingresso de novos consumidores na “enosfera”, quanto na chegada de um mar de vinhos de tudo quanto é lado inimagináveis a décadas atrás, como vinhos de altíssima qualidade vindos de São Paulo, da Bahia, da Bolívia por exemplo.

A evolução do conhecimento na produção, com novas práticas e tecnologias, aliadas a uma imensa máquina marqueteira, que trás de tudo: do deplorável ao glorioso e surpreendente, vai a cada dia nos cativando e surpreendendo com novos gostos, cores e aromas.

''O Vinho é muito mais que uma bebida, é um tipo de passaporte para geografia e história, para a arte e a cultura de um povo, sobre um solo e sob um clima.''

Bem vamos ao que interessa.

Dias atrás li um artigo sobre espumantes e suas variedades; tipos e países, muito bem escrito e bastante educativo, mas que merece algumas adições. Bem, praticamente qualquer pais que produza uvas e vinho produz vinho espumante, que nada mais é do que o vinho que foi novamente submetido a uma segunda fermentação (outra hora eu explico, ok?)

No artigo o autor explica o que é um Prosecco se dirigindo a Itália país  onde existe uma regra de origem para o que está escrito no rótulo: lá na Itália o vinho espumante elaborado com a Uva Glera nas localidades inseridas e dentro das regras estabelecidas pela autoridade reguladora ostenta o nome PROSECCO; uma denominação, um lugar, uma digital de sabor, que nada mais é que um vinho espumante obtido pelo método charmat (segunda fermentação na garrafa) com vários níveis de açúcar sendo alguns sofríveis e ordinários e alguns muito bons porém outros lugares do mundo como a Serra Gaúcha obtém espumantes Prosecco (a uva, e não o lugar, que é a mesma Glera) deliciosos, tanto no método Charmat quanto no método tradicional ou champenoise sendo que são premiados e reconhecidos no mundo todo. Perfumados, longos, crocantes e de ótima relação custo x prazer.

Tem até Prosecco Nature (açúcar quase zero) e que deixam perplexos aqueles acostumados aos simples e mais doces que circulam por todo lado.

''O melhor vinho ou espumante é o próximo, pule o muro, aventure-se!''
 
Nilson é sócio proprietário do Armazem Conceição 

@armazemconceicao

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp