08/02/2021 às 09h45min - Atualizada em 08/02/2021 às 09h45min

Barolo

Um dos vinhos icones mundiais tem o nome de uma Comuna, um pequeno vilarejo com menos de mil habitantes no Piemonte, noroeste da Itália; Barolo.

Nilson Cesar - Papo Sabor

Diz a lenda que um Rei Frances visitando a região tomou um porre do vinho e dizia: “É o vinho dos Reis” ao que os italianos respondiam: “É o Rei dos Vinhos”.

Fato é que a séculos atrás uma nobre francesa naturalizada italiana não se conformava com o consumo de vinhos importados pelos italianos e trouxe um dos melhores enólogos da época para dar um trato na Nebbiolo, nome da uva que dá origem ao Barolo, Barbaresco, Gattinara e Ghemme entre outras comunas da região, como os Nebbiolo D’Alba, e o transformou nesta que é considerada uma jóia entre os mais mais do planeta.

Nebbiolo vem de Nebbia, neblina tipica da região. Ela, a uva, tem outros nomes como Spanna em Ghemme e Gattinara e Chiavennasca na Lombardia nas Doc Valtelina e Valtelina Superiore

A Nebbiolo da origem a Vinhos complexos e de ótimo potencial de guarda, alias, alguns são imutáveis e creio que poderão ser guardados eternamente devido a dureza e adstringência, principalmente os de estilo mais  antigo e tradicional.

Mas como tudo averturar-se com boa orientação e informação pode nos conduzir a experiências surpreendentes.

No Armazém Conceição você encontra  diversas denominações e preços, inclusive um ótimo Nebbiolo Chileno.

Por: Nilson Cesar.
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp