22/02/2021 às 13h34min - Atualizada em 22/02/2021 às 13h34min

O que é cerveja artesanal ?

Fernando Erthal
- Papo Sabor
A boa e velha loira gelada vem ganhando novas cores, aromas e sabores nos últimos anos. Consagrada no paladar dos brasileiros, as cervejas mais consumidas eram as do tipo “Pilsen”, que de forma mais técnica chamamos de American Lager, a qual é uma adaptação do famoso estilo Pilsner surgido na República Tcheca em 1842. 

Cerca de 90% do consumo mundial de cerveja ainda é do estilo American Lager. São cervejas muito fáceis de beber e baratas de se produzir, dois fatores fundamentais para a sua popularização e eventual domínio do mercado cervejeiro mundial, reduzindo as cervejas tradicionais – produtos carregados de história e de enorme variedade sensorial – em uma bebida meio sem graça, para se beber em quantidade e sem muita atenção.

Entretanto, apesar do domínio de mercado da American Lager, dezenas de outros estilos de cerveja continuaram vivos e, especialmente a partir dos anos 1970 nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil, estão voltando aos copos e taças dos consumidores.

São estas cervejas que se convencionou chamar de “cervejas artesanais”, também chamadas de “especiais”, “premium” ou “gourmet”. São produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. São produtos gastronômicos, que harmonizam com os mais diversos pratos, assim como o vinho. Na maioria das vezes são produzidas em pequenas quantidades, por empresas familiares, que atendem principalmente a região onde estão inseridas, fortalecendo a economia local e gerando empregos

Segundo o BJCP (2008), publicação oficial que serve como guia para alguns concursos cervejeiros, são 23 estilos principais, e 78 sub-estilos de cervejas. E a lista vem crescendo com outras variedades que ainda não foram oficializadas. ⠀

O termo “cerveja artesanal” surgiu apenas para diferenciar as cervejas mais elaboradas e tradicionais das “tipo Pilsen” massificadas, que aqui chamamos pelo nome técnico de American Lager, mas na prática é tudo cerveja.

Cada estilo tem o seu lugar de acordo com os momentos e preferências de cada um, inclusive as American Lager – por que não? Existem diversas opções de excelente qualidade neste estilo, que vão muito bem em dias de calor.

O que importa é se a cerveja é boa e se você gosta dela. E quer você saiba exatamente o que deseja, quer esteja buscando novos sabores, você encontrará a cerveja perfeita na Mestre-Cervejeiro.com de Balneário Camboriú 

A única regra para você apreciar as cervejas artesanais é: beba a que você gosta e que estiver com vontade de beber.

Saúde! 
Colunista : Fernando Erthal
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp