01/03/2021 às 17h11min - Atualizada em 01/03/2021 às 17h11min

Quer aprender a fazer uma deliciosa Focaccia Genovesa – A Original?

Nesta matéria vou contar um pouco da minha experiência em Genova na Itália e ensinar uma receita dos deuses....

Colunista Aninha Lautert
- Papo Sabor
Ela nasceu da necessidade de alimentar os marinheiros em alto mar, sobreviveu pelas condições e características da gastronomia local e conquistou paladares no mundo inteiro por seu aroma e crocância: estou falando da Foccacia Genovesa!

Em final de 2018 estive na Itália, especificamente em Genova visitando amigos, sendo que um deles é padeiro e me fez experimentar as iguarias locais, e sua especialidade, claro! Meu amigo que já foi padeiro dentro de transatlânticos, é nascido e criado em Genova e hoje trabalha em uma das mais renomadas focaccerias em Genova, a Focacceria dela Lanterna que fica em um dos pontos turísticos mais visitados em Genova, o Farol do Porto.
 
 Todo dia ele trazia uma focaccia de sabor diferente e servia como acompanhamento para o café, almoço ou ainda no jantar, ou seja, não tem hora para se deliciar com ela! Foi então que durante minha estadia resolvi conhecer um pouco mais sobre esse ícone da gastronomia Genovesa e hoje vou compartilhar minha experiência com vocês! 
 
 Genova é uma cidade portuária na região da Liguria na Itália, reconhecida por seus exímios navegadores, como Cristovao Colombo, e exatamente pela necessidade de alimentar os marinheiros é que a focaccia foi criada e depois, amada pelos genoveses e com o tempo, ganhou o mundo.
 
O preparo da focaccia é simples, apesar de um pouco demorado por ser uma massa de fermentação natural e os ingredientes típicos da Itália como azeite de oliva, farinha de trigo, água, sal e fermento de cerveja! O resultado não poderia ser melhor, uma massa macia no centro e crocante por fora, podendo ainda ser temperada doce ou salgada adicionando ingredientes como calabresa, alecrim ou ervas finas, nutella ou até mesmo um delicioso doce de leite.
 
Simone Galloro, meu amigo e padeiro internacional, diz que o segredo está no Óleo de oliva misturado com uma salmoura de água e sal, a noite ele prepara os buracos na foccacia  para que a massa absorva a gordura de forma uniforme e o resultado seja aquele recheio macio.
 
Pelo fato de a focaccia ser tão popular e consumida a todas as horas do dia, esse processo todo ocorre a partir das 3am ( na Itália), quando então ele começa sua jornada, junto com outras delícias de padaria e confeitaria. A  focaccia, entre fazer a massa, abrir a massa, assar a massa e tempera-lá, demora em torno de 3 horas para ficar pronta.
 
É...ninguém disse que fazer essa iguaria era pá pum! Porém se você quiser se aventurar deixo aqui uma receitinha vinda diretamente de Genova, Itália! 
 
Receita da Foccacia original:

 

Foto divulgação
 
Você vai precisar de:
  • 400g de Farinha de Trigo
  • 250g de Farinha de Mandioca
  • 335g de Agua temperatura ambiente
  • 13g de Sal fino
  • 10g de Malte
  • 18g de Fermento de Cerveja Fresco
  • 30g de Óleo de Oliva extra virgem

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos em uma batedeira e depois adicione a agua e por fim o óleo de oliva até criar uma massa homogênea. Deixe a massa descansar, coberta com um pano úmido em temperatura ambiente por uns 40min ou até a massa ter dobrado de tamanho. Em uma superfície banhada com óleo de oliva, abra a massa e a porcione em quadrados de 40cm e faça buracos na superfície para depois despejar uma salmoura de agua, sal e óleo de oliva.
Deixe descansar por mais 40min e após leve ao forno pré- aquecido em 240°C por 10min ou quando a superfície estiver dourada.  
Depois é só cortar e servir como pão para o café da manhã, acompanhamento para saladas de verão ou como tira gosto de jantar!
 
Receita de Focaccia Genovesa Clássica – por Simone Galloro

Se você já experimentou uma focaccia conta pra gente o que você achou ou mande sua receita! Vou adorar trocar figurinhas!

 
Agora só me resta desejar um Buon Appetito!
Até a próxima -  Aninha Lautert


Leia mais...
Link
Aninha Lautert

Aninha Lautert

Apaixonada pelo fantástico mundo das viagens, eventos e gastronomia.

Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp