10/05/2021 às 15h56min - Atualizada em 10/05/2021 às 15h56min

Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro...

A chuva fina e fria que cai lá fora pedindo que aqui dentro esquentemos, os pés, as orelhas, o coração e a barriga!

Aninha Lautert - Papo Sabor
Quando os dias estão assim lembro dos dias de inverno onde passei minha infância em Caxias do Sul – RS onde as manhãs eram cinzas e geladas e a dificuldade de sair da cama era tanta que chegava a me vestir embaixo das cobertas. Foi justamente em Caxias que tomei o gosto por caldos, sopas e cremes, para esquentar o corpo e a alma!

Em Caxiasdo Sul, pela colonização ser italiana, o clássico mais encontrado e aclamado é a sopa de agnollini ou cappeletti, massa em forma de concha recheada servida com um caldo de vegetais ou galinha, aí depende muito da receita de família reportada. Em Curitiba – PR onde as noites são tão geladas quanto as manhãs de Caxias conheci o gosto dos curitibanos pelos caldos noturnos, aqueles que esquentam e alimentam a galera depois de uma (saudosa) balada! Por lá o clássico mais encontrado na noite são os caldinhos de feijão, servidos em copinhos, para ser tomado, sem colher, sem frescura que além de esquentar o corpo também colaboram na prevenção da ressaca!

Também no frio de São Francisco – CA fui apresentada a uma das mais inusitadas sopas internacionais, o Clam Chowder, ou, o creme de moluscos, servido dentro de um pão rústico! Porém foi em São Diego – CA que aprendi com um chef a maravilhosa sopa de cebola francesa. Além de ser muito simples em ingredientes e execução, a sopa de cebola francesa é rica em nutrientes e sabor satisfazendo o desejo de esquentar os pés, as orelhas, o coração e a barriga!
Foto:divulgação

Vamos a dica, você vai precisar de:
  • 6 cebolas cortadas em tiras
  • 1 colher de sopa Manteiga ghee
  • 2 xicaras de Caldo de carne
  • 2 xicaras de Caldo de frango
  • 1 colher de chá de Tomilho fresco
  • 1 colher de sopa Sherry ou vinho branco
  • Queijo Gruryere a vontade
Saltear a cebola na manteiga até esta ficar caramelizada, sem queimar. Adicione o caldo de carne aos poucos até a cebola ficar marrom. Adicione o caldo de frango e o tomilho e traga a mistura a uma fervura, por uns 20 min para desenvolver o sabor. Ajustar o sabor com sal e pimenta e adicionar o sherry. Sirva em canecas com um pedaço de pão francês e uma fatia generosa de queijo. Posicione a caneca com o queijo no forno por 3min ou até o queijo derreter um pouco e sirva.

Seja no Sul do Brasil, seja no exterior, a verdade é que em um dia frio, nada melhor do que uma sopa, creme ou caldo para esquentar nossos pés, orelhas, corações e barrigas!

E você?! Qual é a sua receita para um dia frio?
Compartilhe conosco e vamos esquentar esses dias de inverno que estão chegando!
 
Até a próxima -  Aninha Lautert


 
Link
Aninha Lautert

Aninha Lautert

Apaixonada pelo fantástico mundo das viagens, eventos e gastronomia.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp