18/05/2021 às 07h59min - Atualizada em 18/05/2021 às 07h59min

Relatos Selvagens de doces bárbaros

O que o velho mundo nos ensina é a paixão pela história.

Lutero Barbará - Papo Sabor
Jordi Rocca Sánchez nasceu temporão quando seus dois irmãos mais velhos já trabalhavam no restaurante da família. E ele veio ao mundo com um nariz bem avantajado.

Logo seus irmãos não perdiam a oportunidade de fazer piada com o narigão do caçula. A chacota e a frágil condição de mais novo fez com que Jordi não se interessasse  muito em trabalhar no negócio familiar, que prosperava e já tinha certa reputação. Jordi se sentia inadequado, inferiorizado e fora de lugar.

Certo dia um confeiteiro chamado Damian veio trabalhar no restaurante.

E foi então que Josep e Joan - os irmãos maiores -, entregaram Jordi aos cuidados do empregado recém chegado. Damian e Jordi eram irreverentes, festeiros, e logo se fizeram amigos embora existisse uma hierarquia implícita; Damian era o Mestre e Jordi o discípulo. Pois nesta dinâmica de amizade e transferência de conhecimento o professor acendeu uma chispa no aluno. Uma tormenta se formou atrás dos picos nevados dos Pirineus, um maremoto agitou o Mediterrâneo.

E Jordi despertou como uma dessas forças da natureza; brutal,  incontrolável, criativo,  e apaixonado pelo oficio. Com carta branca para criar e um nariz enorme para sentir aromas o renascido passou a conceber sobremesas que eram memorias olfativas da infância.

Numa espécie de relato selvagem estas lembranças aromáticas se transformaram em doces bárbaros evocando a terra primitiva do “payés”, o campesino catalão.

Jordi rememorou o cheiro da terra molhada e criou “Bosque lluvioso” um doce servido em cumbucas de madeira simulando um tronco de árvore e abrigando em seu interior espumas doces com aroma de terra úmida, musgos verdes comestíveis em contraste cromático com lascas de sorvete, e para finalizar um destilado de terra liquido que derramado sobre uma granizada bola de cristal forma uma surpreendente  estalactite de gelo que se erige com magia diante do comensal boquiaberto.

Foto :Bosque lluvioso, um doce servido em cumbucas de madeira simulando um tronco de árvore  -Google Arts e cultura. 


Contrariando o caráter catalão - mais austero - Jordi é um gênio brincalhão que se recusa a deixar a infância. Ele chegou a criar um picolé de rosas e morangos com o formato do seu nariz. 

Foto: NetFlix.o Nariz de Jordi

Sensibilizado pelo nascimento do sobrinho, o “narigotas” deu vida a “Lácteo”, uma sobremesa de doce de leite, sorvete e queijo de ovelha Ripollesa, com uma etérea nuvem de açúcar simbolizando a lã desta  raça dos Pirineus. “Um tributo à ternura...é como colocar um bebe para dormir”, segundo as palavras do próprio criador. 

Mas foi com “Viaje ala Habana” que Jordi revolucionou definitivamente. Contrariando as normas da pureza do ar para se fabricar sorvete, o rebelde lembrou o aroma da fumaça dos charutos que empestavam o restaurante dos pais.


Foto:NetFlix

Fumou um Partagás cubano e jogou a fumaça dentro da máquina de fazer sorvete. Com nata, gelatina, cobertura de chocolate negro e carvão de açúcar ideou o “puro helado Partagás”,  acompanhado de um Mojito feito de bolo de run, granizado de menta e caldo de limão. Com esta receita revolucionaria e inovadora o inconformista Jordi ganhou a admiração profissional dos irmãos mais velhos.

Este pequeno conto que mais parece a fábula do patinho feio é a trajetória real dos 3 irmãos Roca que dirigem desde 1986 em Girona, o “El Celler de Can Roca”; 3 estrelas Michelin. Eleito em 2013 e 2015 o melhor restaurante do Mundo. O criador dos doces bárbaros foi agraciado com o prêmio de melhor confeiteiro do planeta terra em 2014. 

Hoje em dia desejamos cada vez mais mergulhar em novas vivencias. Mas uma experiência necessita referência temporal e dai a importância do relato, da narrativa. 
Se você tem um restaurante elabore pratos narrativos sem perder a identidade regional.

Gostou deste post, compartilhe com seus amigos e leia também...



 
Link
Lutero Barbará

Lutero Barbará

Diretamente de Barcelona - Espanha.

Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp