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29/07/2021 às 14h13min - Atualizada em 29/07/2021 às 14h13min

Antes de tudo, Hospitalidade!

Liz Vargas - Papo Sabor
Você pode pensar como eu já pensei, que estamos no negócio de servir boa comida e boa bebida. Na verdade, contudo, quando se entra no mercado gastronômico, você está com um pé também na era da experiência/ relacionamentos.  Afinal o que mais importa é criar resultados positivos e mais edificantes para as experiências e relações humanas.

Nessa era, considero a HOSPITALIDADE um comportamento capaz de mudar cenários e expandir negócios. Hospitalidade nos remete à bem estar, segurança e conforto.

Ela é o nosso primeiro presente, instantes depois de nascer à maioria dos bebês recebe de sua mãe um olhar, um sorriso, um acolhimento e um pouco de comida. Esse momento é o nosso primeiro contato com a hospitalidade e durante toda a nossa existência, recebemos muitos outros presentes sofisticados e caríssimos, mas não é surpresa nenhuma desejarmos esses quatro elementos para o resto da vida.

Desejamos ao chegar num estabelecimento gastronômico, receber um olhar, um sorriso, acolhimento e um bom alimento/ bebida. Essa atmosfera que acolhe é o clima da casa e se não fizer parte da cultura organizacional servir hospitalidade, volte duas casas e treine sua equipe de atendimento.

Hospitalidade é um comportamento, afirmo. Vivi bem de perto a falta de treinamento, sem entender direito meu papel no processo. Descobri que o trabalho era mais que atender/tirar pedidos. Percebi que cada detalhe importava, que cada experiência era única e minha atuação tinha o poder de criar experiências de consumo. Minha jornada percorre inúmeros restaurantes desde os mais tradicionais até os temáticos. Eu era uma garçonete inquieta fui estudar os conhecimentos do bar, pois precisava entregar mais experiências. Me formei bartender no projeto Learning for Life da gigante Diageo, atuei pouco tempo atrás de barra, sentia falta do ambiente do salão. Voltei pra ele com uma visão ampliada sobre coquetéis e fui buscar conhecimentos de sommelieria, escolhi especialização em cerveja e foi na aula de serviço da Carol Oda, referência em hospitalidade no Brasil que soube onde iria atuar na gastronomia: no atendimento.

Minha história de mercado já ultrapassou uma década e ela não é só minha, ela representa toda uma categoria de profissionais que se dedicam a entregar conhecimentos técnicos para profissionalizar o setor de atendimento e bebidas, mas sabem que antes de tudo, nós somos hospitalidade.

Dedico esse texto pra todo pessoal do salão e solto um grito de alegria: agora é vez do atendimento brilhar!

Vem comigo que aqui teremos assuntos inéditos sobre consumo de experiências e mercado de sommelieria.
@
lizvargas.sommelier

Na foto minha referência profissional Carol Oda.


 
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