08/09/2021 às 15h19min - Atualizada em 08/09/2021 às 15h19min

Nova Veneza – Um pedacinho da Itália em Santa Catarina

Fantasias, máscaras, purpurinas e a famosa gôndola veneziana!

Aninha Lautert - Papo Sabor

A primeira vez que ouvi falar sobre Nova Veneza foi através do meu irmão, que tinha ido a trabalho a Nova Veneza e não parava de descrever detalhes fantásticos sobre a cidadezinha interiorana vizinha a Criciúma, Santa Catarina. Eram descrições sobre os diversos restaurantes e cantinas italianas, sobre os hotéis e a praça central, que anos atrás recebeu diretamente de Veneza, uma típica gondola italiana que hoje uma das atrações principais da cidade. Encantada com a descrição, em um desses domingos ensolarados, fui ate Nova Veneza conhecer seus encantos.
 
Já na entrada de Nova Veneza, os visitantes são recepcionados por um pórtico com bonecos gigantes representantes do carnaval veneziano em fantasias exuberantes. A cidade e típica do interior, onde normalmente encontramos a praça em frente a igreja e alguns restaurantes ao redor. O que torna Nova Veneza realmente interessante eh a cultura Veneziana preservada através de seu Carnaval Veneziano e dos diplays de mascaras e fantasias exuberantes em um museu gratuito na praça central bem como a gondola veneziana em todo seu esplendor. Existem apenas 4 gondolas doadas pelo governo de Veneza, uma em Toronto, Canada, uma em São Petesburgo, Russia, em Pequim, China e a quarta em Nova Veneza, Santa Catarina. A gondola possui 11 metros de comprimento e pesa 650kg. Foi trazida em 1996 de navio ate o porto de Itajai e de la foi transportada por um caminhão ate a praça central em um lago artificial, onde um gondoleiro recepciona os visitantes gratuitamente para fotos.

Foto:divulgação
 
Fora de tempos de pandemia, Nova Veneza realiza o Festival de Gastronomia com direito ao Carnaval de Veneza, um baile que segue os moldes do tradicional carnaval Veneziano com os foliões vestidos a caráter com suas mascaras em desfile pela cidade. O Festival geralmente acontece na segunda quinzena de Junho e atrai visitantes do Brasil inteiro.

Foto:divulgação

E, como a gastronomia Italiana e uma das mais aceitas mundialmente, não podia deixar de trazer uma receita italianíssima para dar agua na boca e mais vontade de conhecer Nova Veneza, o Tiramisu! A tradução literal significa “puxa-me para cima” ou “eleva-me” e foi criado para homenagear o Duque da Toscana, utilizando os ingredientes mais nobre da época, o queijo mascarpone, chocolate e café. Tambem conta-se que durante a época do renascimento considerava-se o tiramisu um afrodisíaco potente e que as venezianas o preparavam para seus amantes ao cair da noite, para proporcionar maior energia!

O tiramisu e muito fácil de ser preparado, portanto, meninas, se quiserem testar a veracidade da historia, mãos na massa!

Foto:divulgação
 
Voce vai precisar de:
 
- 4 gemas de ovos
- 100g de açúcar
- ¾ copo de Creme de Leite
- 230g Queijo Mascarpone
- 1 copo de café expresso
- 2 colheres de cha de rum ou conhaque
- 2 colheres de sopa de Chocolate em po meio amargo
- 1 pacote de Bolacha Champagne
 
Modo de Preparo:
 
Bata as gemas e metade do açúcar ate formar um creme consistente e triplicar de volume. Em um recipiente separado, misture o creme de leite, o açúcar e o queijo mascarpone ate obter consistência firme. Junte os dois. Em um recipiente separado junte o café expresso e o rum. Em um terceiro recipiente, espalhe o chocolate em po e mergulhe as bolachas champagne na mistura de expresso e rum e organize-as na mesma forma. Finalize com o creme de mascarpone e repita a sequencia ate cobrir a forma. Decore com pedaços de chocolate.
Deixe a forma na geladeira por no mínimo 4horas e sirva.


Espero que tenha gostado da dica, fique esperto que vem aí novidades...
Até a próxima bju Aninha Lautert. 
 
 
Link
Aninha Lautert

Aninha Lautert

Apaixonada pelo fantástico mundo das viagens, eventos e gastronomia.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp