28/09/2021 às 10h59min - Atualizada em 28/09/2021 às 10h59min

“Para Ela”

Lutero Barbará - Papo Sabor
Certa vez numa entrevista Paco de Lucía declarou com uma pitada de ironia que o flamenco era muito mais simples do que imaginavam os “flamentólogos.” E complementou que para conhecer o flamenco bastava ter “mamado” dele.

O filho da  Dona Lucía  e Gênio  da guitarra espanhola deixava claro que havia nascido entre cantes, compassos, palmas e guitarras...e destes se amamentou. Sendo fruto dos hábitos e costumes da sua gente Paco era um peixe que nadava sem perceber a água.

O que se tira dai é que os fenômenos culturais nascem de geração espontânea, segundo o contexto e as circunstâncias de uma determinada época e lugar, sem pretensão de elaborar teoria. Da mesma forma nenhum prato ou comida típica  - em qualquer parte do mundo - é criado com o propósito deliberado de ser um representante cultural. Imaginar o contrário é acreditar que o mapa vem antes do território ou que as palavras precedem as coisas. 
 
Mas é agradável “escutar o rumor das fontes para beber água na origem.

Na Espanha o Jamón Ibérico é uma iguaria estrela, no entanto o prato verdadeiramente emblemático é a “Paella” ou “Arroz à valenciana”, como se dizia antigamente. Embora exista uma versão mais romantizada( que comentarei no final) a origem do nome “Paella” se refere ao recipiente aonde ela é cozinhada.

"Paella” em valenciano significa frigideira  em português. A “Paella” nasce numa zona rural de Valencia chamada “La Albufera” ; uma região de laguna costeira aonde a umidade favorece os arrozais.
Os humildes campesinos locais cozinhavam com arroz tudo aquilo que estava à mão e não tinham a intenção de criar uma receita, e muito menos a pretensão de fazer história.

Na Origem as carnes costumavam ser o conejo/coelho, o pato e o pollo/frango; os vegetais eram as “judias verdes”/Vagem, “Alubias, frijoles”/espécies de feijão, caracóis, tomate, etc. Azeite de oliva ,açafrão para dar aroma, cor e sabor...água e sal.De lá prá cá muitas variantes foram acrescentadas como a “Paella Marinera”, com mariscos; “Paella de carne”; “Paella vegetariana” ; “Paella Negra”, feita com arroz borrado pela tinta negra dos calamares da Galícia. E por fim a “Paella mista”, com frutos do mar e carne. Esta última causa horror aos puristas ortodoxos– os flamentólogos de Paco – que menosprezando tais receitas as chamavam de “Arroz com qualquer coisa” ou “o grande circo da gastronomia espanhola.

Foto:divulgação

O irônico é que na origem era exatamente isto; Arroz com qualquer coisa, segundo os ingredientes disponíveis de caça e criação. De acordo com algumas fontes o prato icônico espanhol foi adquirindo majestade em meados do século XIX em função das exposições universais nas cidades europeias.
 
Nestes eventos aonde se intercambiavam ideias e se apresentavam produtos gerando novos negócios a Espanha sempre acudia com cozinheiros valencianos.
A partir dai a “Paella” já popular na península, exerceu com maestria sua saborosa função diplomática e adentrou aos salões nobres europeus.

Nos menus da Bélgica a receita ganhou os pomposos nomes de “Riz a la Valenciennes” ou “Paella Gran Royale” Algumas fontes também dizem que a “Paella” era o pedido do presidente americano Franklin D. Roosevelt no Delmónico’s Restaurant - o primeiro restaurante luxuoso de Nova York .

Foto:divulgação

Se formos considerar o rumor das fontes a história deste prato é a trajetória de uma campesina coroada Rainha. Dada sua circunferência e cor amarelada esta “Rainha Sol” tem súditos fiéis que em família lhe prestam reverência todos os domingos, segundo a tradição.

Como a “Paella” é uma comida tradicionalmente feita por homens certas fontes românticas nos sussurram ao coração que o nome “Paella” deriva de “Para Ela”, e que o prato seria uma tentativa de conquistar a admiração, o carinho e o Amor de uma mulher.

Bonito! Eterna Vida a “la Reina  Sol de España!” 
Link
Lutero Barbará

Lutero Barbará

Diretamente de Barcelona - Espanha.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp