22/06/2022 às 11h55min - Atualizada em 22/06/2022 às 11h55min

Junho é sinônimo de festa junina, pinhão, quentão, guloseimas e uma mesa super colorida

Hellamari Hohl

Hellamari Hohl

Publicitária e apaixonada por gastronomia e Mesa Posta.

Hellamari Hohl - Papo Sabor
Almoço junino - Hellamari Hohl
A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante  o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do  Brasil. 

Inicialmente a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio." 

A tradição dos “arraiás” se espalham pelo país com música, dança, pinhão, quentão, fogueira e brincadeiras de São João. Uma ótima  oportunidade para aproveitar este tema e preparar uma mesa posta temática voltada para as crianças.

Minha sugestão é interagir e envolver a criançada na elaboração utilizando: bandeiras de papel ou tecido, plaquinha em formato coração colado com pipoca ou corrente de pipoca, chapéu de palha, guloseimas que ajuda a criar um clima bem típico junino. 

Elas vão amar e vão se sentir valorizadas. 



Dicas para se inspirar na mesa posta

Use toalha xadrez ou trilho, tecido chita que remete a fazenda, algo  rústico, inclua troncos de madeira, componha com bandeiras, retalhos de  tecidos, palha, flores do campo; girassol ou cactos, milho, fogueira de  papel, plaquinhas, polenta, pinhão, pipoca, paçoca, maria mole, suspiro,  teta de nega, boneco espantalho, balão, quanto mais colorido mais 
junino. Símbolos ou objetos de São João são excelentes para compor seu  cenário e transforma o ambiente. Haa não pode faltar um quentão com ou  sem álcool e aquelas guloseimas.  

Carpádio: compartilho algumas sugestões para compor seu cardápio.  

Entrada: milho cozido, sopa de ervilha partida e seca, com lombo suíno e  legumes a receita você encontra na pág. 42 do livro Culinária Alemã do Vale do Itajaí.

  

Prato principal: Uma lasanha à bolonhesa as crianças adoram. 



Sobremesa: Torta de limão com massa de bolacha Negresco. A receita está na pág. 86 Culinária Alemã do Vale do Itajaí “Hora do Lanche”.  


 
Espero que tenham curtido as dicas e abaixo compartilhando fotos para se inspirar.   

Fique ligado e me acompanhe para a próxima coluna para julho; teremos sugestões de inverno.  

Me siga também nas redes sociais @culinariaalemadovaledoitajai @hellamarihohl para saber mais sobre mesa posta ou receitas dos livros 
Culinária Alemã do Vale do Itajaí.  
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp