10/02/2022 às 08h35min - Atualizada em 10/02/2022 às 08h35min

Açaí na taça

- Papo Sabor
Receita: receidelicia
Foto:divulgação
Altamente consumido nas estações mais quentes, o açaí oferece inúmeros benefícios, além de ajudar na hidratação e reposição das calorias.

No verão a procura é sempre por alimentos refrescantes e leves. Pois manter a disposição nos dias quentes necessita de reposição dos nutrientes que forneceem energia, principalmente para a prática de exercícios e atividades ao ar livre.

É ai que entra o açaí, um dos melhores aliados, tanto em termos de fornecimento de energia, como de vitaminas e sais minerais.

Um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.

Mesmo sendo um fruto característico da Região Norte do país, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira, já que possui muitas propriedades nutricionais.
 

Benefícios do açaí

O açaí é rico em:

  • Proteínas,
  • Gordura vegetal,
  • Vitaminas (B1, C e E),
  • Minerais e
  • Fibras.
A alta quantidade de gordura presente corresponde, em grande parte, a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).
A cor forte do açaí também traz consigo uma importante característica que beneficia a saúde. A casca do fruto possui antocianina, substância antioxidante que ajuda a combater as células mortas do organismo, refletindo na melhora da pele e aparência.
Pela quantidade de fibras, o açaí também contribui para a melhora do funcionamento intestinal, o que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Para finalizar, o açaí também está presente na rotina alimentar de muitos atletas, levando em consideração que a presença dos minerais ferro e cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações, além de contribuir com as funções energéticas e cardiovasculares do corpo.
 
Existem muitas formas de consumir o açaí, seja doce ou salgado. Pensando em algo diferente, compartilhamos essa receita de Cheesecake de Açaí na taça, uma verdadeira delícia.
Experimente preparar e depois conta pra gente o que achou.
Receita: receidelicia

Ingredientes:
  • 80g de biscoito amanteigado
  • 1/3 xícara (chá) de macadâmia
  • 30g de manteiga derretida
  • 90g de framboesa
  • 90g de mirtilo
  • 90g de morango
  • 90g de amora
  • 100g de açúcar
  • 400g de cream cheese
  • 1 lata de leite condensado
 
Modo de Preparo:
  1. Para a base, coloque o biscoito, a macadâmia e a manteiga e bata até virar um farofa úmida
  2. Para o coulis de frutas vermelhas, misture todas as frutas em fogo baixo, até formar uma calda rala. Reserve.
  3. Já para o creme, no liquidificador misture o cream cheese com o leite condensado.
  4. Em uma taça coloque uma camada da mistura de biscoitos.
  5. Em seguida, adicione o creme.
  6. Finalize com a calda de frutas vermelhas.
  7. Leve à geladeira por 6 horas.
  8. Por fim, sirva.
Cheesecake é aquele tipo de sobremesa que a gente não consegue parar de comer, depois do almoço, no meio da tarde. E não seria diferente com as variações dessa receita. Com certeza, a cheesecake de taça é tão gostosa quando a receita original.

A cheesecake de taça, assim como a original, é normalmente constituída por uma base de bolacha, um recheio à base de queijo e uma cobertura de fruta. A versão que vamos te mostrar aqui, é a mais simples e fácil de preparar. E por ser na taça rende porções individuais muito charmosas. São ideais para servir de sobremesa em ocasiões especiais.
Assim, o ingrediente essencial da cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados nas versões dessa receita. Por exemplo, o queijo cremoso (cream cheese), o queijo Francês Neufchâtel, a cottage e a ricota. No entanto o Cream Cheese acabou se tornando o mais famoso entre eles, e é o mais utilizado nos dias de hoje.

Dicas da chef para um cheesecake perfeito!
  • Utilize ingredientes em temperatura ambiente, para que se incorporem melhor;
  • Dê preferência a um cream cheese de consistência mais firme para obter um recheio mais liso e mais firme;
  • Deixe o cheesecake descansando por 6 horas no mínimo na geladeira para garantir firmeza e cremosidade;
E então, você já tinha experimentado o cheesecake de taça?
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp