21/02/2022 às 10h18min - Atualizada em 21/02/2022 às 10h18min

Paleta Atlântida reúne mais de 25 mil pessoas e 15 mil quilos de carne em Xangri-Lá

Diferentes tipos de cortes foram oferecidos em mais de 1 quilômetro de churrasqueiras na beira da praia

- Papo Sabor
gauchazh
Foto:divulgação


 

O sábado de sol forte, céu azul e 27°C ficou ainda mais quente na beira da praia de Atlântida, no Litoral Norte, com a instalação das churrasqueiras do 5º Paleta Atlântida, evento que reuniu amantes de churrasco com 610 trios de assadores. 
Foram 15 mil quilos de carne assados, com 10 toneladas de carvão em uma churrasqueira construída com 140 mil tijolos no local.

Nascido como um desafio entre 18 pessoas – só assando, sem contabilizar suas famílias –, o objetivo, à época, era avaliar a melhor ovelha entre amigos e familiares. 

— Meus tios são grandes cozinheiros, mas gostam de se provocar. E eu gosto da bagunça. Pegamos um tonel. Como éramos 10, tive que pedir emprestado para um amigo. Aí ele perguntou: “Para quê?”. Acabou entrando também na função (o amigo) — relembra Felipe Melnick, um dos idealizadores da churrascada. 

De lá para cá, o que era um encontrinho foi crescendo. No segundo ano, o evento recebeu 82 assadores e teve o apoio de um amigo que tem uma empresa de blocos cerâmicos. Ele enviou um caminhão de tijolos para a montagem das churrasqueiras. A terceira edição foi maior e, em 2020, a provocação em família de quatro anos atrás tem tudo para entrar para a história. 

— A gente é gaúcho. Ia ser uma injustiça o maior churrasco do mundo não ser nosso — diz Melnick..

De acordo com o Livro dos Recordes da Guinness, o maior número simultâneo de assadores pertence a um evento feito em 2019, em Hong Kong, com 579 assadores. Em Cascavel, em 2019, um evento do Dia do Trabalhador assou 500 costelões.

No Paleta, cada assador tem direito a dois ajudantes, ou seja, o número total ultrapassa os 1,8 mil, e um metro de churrasqueira, totalizando mais de 600 metros de estruturas para assar as carnes. 

— A partir dessa edição, estamos sempre junto com o Paleta. Já estamos planejando outras coisas bem legais para outros lugares, quem sabe fica um “spoiler”: em Gramado ou outras cidades do Estado receberem o maior assado do mundo — dá a dica Vinícius Garcia, produtor do Paleta. 

Sem maionese hoje 

Luciana Leonardo coordenou um churrasco com 50 paletas e seis cordeiros inteiros - André Ávila / Agência RBS

Comandando a brasa para assar 50 paletas e seis cordeiros inteiros, a assadora Luciana Leonardo não se intimida com a quantidade de carne que tem para cuidar. Especializada no segmento após realizar diversos cursos, a ideia de fazer a própria carne veio quando cansou de se dedicar somente aos acompanhamentos do churrasco. 

— Meu Instagram é “Desandou a maionese”, pois a gente tem a cultura aqui no Sul de a mulher sempre fazer a maionese e chegou um momento da vida que pensei: “Chega, vou fazer meu churrasco sozinha. 

Em seu segundo Paleta, ela dá a receita do sucesso:  Paciência! 
Luciana, representou o Frigorifico Schlosser e Divino Cordeiro Cortes especiais, dando um show de brasa a beira mar. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto inclusive o nosso amigo Demétrios Gaúcho – o mestre Parrilero idealizador do protocolo da carne Tutuí , para produzir carnes nobres com qualidade Premium 6 estrelas, agregando valor e qualidade ao churrasco.

Já estamos ansiosos pelo próximo encontro com estes mestres do Churrasco.
Leia mais  -  Demétrios Gaucho a marca da carne e da tradição.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp