04/03/2022 às 15h27min - Atualizada em 04/03/2022 às 15h27min

Saiba escolher as frutas da estação que reforçam a imunidade

Evelise Couto - Papo Sabor
Saborise
Foto:divulgação



Especialista aponta dicas para manter dieta equilibrada e a saúde em dia durante o outono

Estamos em pleno outono e as próximas semanas podem ser decisivas para quem quer aproveitar os alimentos típicos desta estação com o objetivo de reforçar a imunidade, ou mesmo manter a saúde em dia. Uma das orientações é aproveitar as frutas da estação, o que representa mais economia no bolso, em função da boa oferta e os preços menores que em outras épocas do ano.

Conforme a nutricionista do Fort Atacadista, Bruna Janaína da Silva, o momento não é ideal para realizar dietas restritivas, pois elas abalam a imunidade e, principalmente em tempos de pandemia, isso pode se tornar um grande problema. Mas, é essencial manter bons hábitos e alimentação equilibrada para manutenção da saúde. “Os alimentos da época, que são mais facilmente encontrados, possuem melhor qualidade, e preço mais baixos”, aponta.

Entre as frutas que estão mais acessíveis neste período, estão o abacate, laranja, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pêra, tangerina e uva, ameixa e mamão. Bruna ressalta que consumir alimentos in natura sai mais barato do que consumir alimentos industrializados, que necessitam de processos e embalagens. Logo, o preço não é desculpa para não ter uma alimentação saudável.

As frutas, principalmente as mais cítricas, possuem vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades. “Por isso, é muito bem-vindo o consumo de laranja, limão, tangerina, kiwi, uva, ameixa entre outros”, esclarece a nutricionista.

Além disso, o consumo desses itens ajuda a manter os níveis de glicemia equilibrado, fazendo com que haja distribuição gradual e mais lenta de toda a energia ingerida, e assim, o corpo passa a ter tempo para, aos poucos, gastar essa energia. A nutricionista elencou as propriedades e benefícios de três frutas que são facilmente encontradas nas gôndolas de supermercados e atacarejos durante este período. Confira:

Laranja: Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.

Mamão: Melhora o trânsito intestinal, por ser rico em fibras e em água; melhora a pele e a visão, por ser rico em vitamina A; fortalece o sistema imunológico, por ter boas quantidades de vitamina C; auxilia o funcionamento do sistema nervoso, por ter vitaminas do complexo B.

Abacate: Essa fruta ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele. Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural. A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações; também é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por ser rico em fibras, o abacate gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento. O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração e também a memória.
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