08/03/2022 às 10h36min - Atualizada em 08/03/2022 às 10h36min

Mulheres que inspiram na gastronomia

8 de março - Dia internacional da Mulher

- Papo Sabor


A figura da mulher, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista. Com o tempo, graças às lutas e os desafios, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes e estruturas menos submissas.

A mulher, em muitos perfis familiares, acumula as funções trabalhistas, domésticas e maternas, ficando, muitas vezes, sobrecarregada. Porém a força e amor pelo que faz lhe torna uma pessoa especial.

Hoje, dia 08 de março é o dia internacional da mulher e o Papo Sabor compartilha histórias de mulheres decididas, guerreiras, emponderadas e que amam o que fazem.

Parabéns a todas as Mulheres!



Direção: B2BCOM
Video:  Studio One Arts
Realização: Papo Sabor


Luciana Backi
Ainda cursando a faculdade de engenharia mecânica, a assadora que se preparava para cuidar de seu segundo filho decidiu que era hora de mudar. Após um ano de desandar a maionese, como se refere Luciana à sua quebra de padrão ao qual a mulher faz a maionese e o homem assa a carne, encontrou no churrasco uma forma de ganhar dinheiro.
O contato com a culinária vem desde cedo assistindo e participando da cozinha junto com as mulheres da família. “Sempre gostei de cozinhar, sempre fiz a comida em casa. E isso virou minha profissão.”

Sua especialidade é assar cordeiro no estilo fogo de chão, a gaúcha que traz toda a sua cultura e tradição, hoje é considerada a Rainha do Cordeiro.

Sua mensagem para todas as mulheres é:
“Se tu está se propondo a fazer com que as pessoas tenham uma experiência gastronômica com o que vai cozinhar, é imprescindível ter uma essência bem legal e uma energia boa.”

  Foto:Luciana Backi


Nicole Carine Girardi Berri
Mulher inspiradora ,38 anos, casada e apaixonada pela Vida! Se considera extremamente feliz e realizada. Ama a família e agradece a Deus todos os dias!

Apaixonada pela Gastronomia, sua maior inspiração é criar pratos, testar sabores e fazer o melhor na cozinha. Atualmente a Chef Nicole comanda as caçarolas do Restaurante Caminhos dos Anjos no município de Rodeio SC, no qual é proprietária e recebe a todos com um sorriso no rosto e carinho especial.

Não viemos a esse mundo a passeio! Devemos sempre seguir em frente, comenta Nicole.

Sua mensagem para todas as mulheres:
 “Ser mulher é saber ser um pouco de tudo e em todos os instantes ser única e especial.”

Foto: Nicole Carine

Hellamari Hohl

 Publicitaria e apaixonada pela boa mesa, iniciou a sua paixão pela cozinha cedo e aos 20 anos já realizava pesquisas de receitas em revistas e dali saiam pratos elaborados  
Casou-se com um excelente cozinheiro e juntos lançaram o livro Culinária Alemã do Vale do Itajaí.

Um resgate a memória das receitas de família de várias gerações. Uma obra organizada de forma a permitir que o leitor prepare em casa as delicias desde o café da manhã até uma ceia noturna, com petiscos, entradas, pratos principal e sobremesa.

Hellamari além de ser uma mulher apaixonada pela boa mesa é hoje uma profissional na área de comunicação, mãe, esposa e avó que busca diariamente a inspiração nos melhores momentos da vida. Encontros que marcam presença através do carinho, aromas e sabores. 

Adora estar na cozinha, apreciar um boa bebida com seu esposo e curtir bons momentos.

Sua mensagem para todas as mulheres:
" Para conseguirmos o que queremos, necessitamos de entusiasmo, disciplina, persistência, força de vontade e muita garra".

Foto: Hellamari Hohl


Cláudia Rodrigues May
Mãe, esposa, advogada, chef de Cusine e Cake Design, essa é Claudia Rodrigues, uma mulher que encontrou a sua paixão na cozinha e desde então nunca mais largou as caçarolas.
A sua história com a gastronomia começou quando já formada em direito, identificou o início de uma depressão, quando uma amiga convidou para realizar um curso de chef que mudou radicalmente o seu dia a dia. Nos conta que foi AMOR à primeira vista.

Tímida e sem coragem de aparecer diante das câmeras e redes sociais, Claudia quebrou todos os desafios e se transformou numa profissional digital especializada no que mais ama fazer, cozinhar!

Para essa Mulher inspiradora nada é impossível! Diz: Se te acende uma luzinha no fim do túnel e você consegue enxergar um pouquinho dela, não é por acaso… é Deus te dando mais uma chance. Agarre com força, tenha certeza que com ajuda Dele, vai dar certo.

Uma frase que gosta muito é da Alice no País das Maravilhas,

“A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”.
Acredite sempre em você. Você é a única pessoa capaz de fazer isso.

Foto: Claudia Rodrigues May


Elzinha Oliveira
Artista plástica que hà 45 anos dedica o seu dom às artes do fogo: cerâmica, porcelana e vidro. Formada em artes plásticas pela Panamericana Escola de Arte e Design de São Paulo. Formada em Design pela Univali, Mestre em educação, Especialista em Arteterapia; professora do curso de Design da Univali e a frente do atelier casa com arte como professora e designer de louças por 32 anos.

 Atualmente comanda as artes do Atelier Casa com Arte, localizado em Itajaí - SC, uma espaço lindo, considerado o templo da arte.

Sua mensagem para todas as mulheres:

Mulheres, reconheçam o seu poder transformador e faça acontecer um novo amanhã a tantas outras que permanecem paralisadas pelas artimanhas da submissão. Não se deixem seduzir por jóias e flores, peçam por respeito, igualdade e empatia!

Foto:Elzinha Oliveira


Fabiana Stein
Apaixonada pelo o que faz, tem uma trajetória conectada a gastronomia Alemã, e através de um incentivo familiar, aprendeu a plantar e cultivar o alimento levando até a mesa.

Com mãos de fada para bolos e cucas, foi incentivada pelos amigos e familiares a se especializar em gastronomia e a 16 anos busca trazer o que há de melhor na gastronomia regional do Vale Europeu, e como participante do documentário Histórias e Sabores do Vale Europeu, conta um pouco das beleza e delícias da cidade de Timbó- SC. 
Atualmente é gerente de cozinha no Restaurante Aroma de cozinha (Bierdamm), além de realizar outras ações envolvendo a arte de cozinhar. 

Sua mensagem para todas as mulheres:

Dizia assim o poeta: Menor que meu sonho não posso ser "Lindolf Bell".
Não desista de sonhar. A vida é feita de momentos, pequenas coisas nos atrasam.
Nós mulheres não sabemos a força que temos. Somos abençoadas por Deus e bonitas por natureza. Só precisamos acreditar.

Foto:Fabiana Stein

Stephanie Petenon Etzel
Legítima taurina, ligada no 220V, nascida em 15 de maio de 1991 na cidade de São Paulo e criada no Sul da Alemanha durante a infância e adolescência. Amante dos treinos pesados, jogadora amadora de squash, vidrada em emanar boas energias, workaholic, apreciadora dos bons gins e apaixonada por transformar alimentos simples em receitas deliciosas e saudáveis. Formada em Designer de Comunicações Visuais e Marketing pela ESPM em 2013 e em 2021, oficialmente, também uma Natural Chef pela escola @naturalchefbrasil .

Empreendedora, criou o perfil @pe.de.gin  em maio de 2020. Fruto do incentivo de amigos após descobrirem que seu maior desafio é se arriscar no bar e na cozinha. Um reflexo da constante busca por uma rotina mais saudável, equilibrada e uma alimentação prática e prazerosa.

Sua mensagem para todas as mulheres:
As maiores mulheres de sucesso sempre foram chamadas de loucas, então se alguém disser que você está "louca" em tentar fazer algo acontecer, continue, você deve estar no caminho certo!

Foto:Stephanie Petenon

Rita de Cássia Rodrigues
Farmacêutica por 13 anos e pioneira no universo da Maricultura desde 1999, Rita de Cássia iniciou na Maricultura o cultivo de Ostras, realizando o primeiro curso na EPAGRI, com o plantio de 30.000 sementes. Já em 2003 o desafio foi maior com um plantio de 250.000 sementes, concorrendo então a uma viagem para a França.
Nos conta que nesta época as mulheres atuavam por trás dos seus maridos, sem poder aparecer frente a esta atividade.

Rita sempre foi uma mulher de personalidade forte e empreendedora, ela foi a primeira mulher a enfrentar o mar a remo e realizar o trabalho pesado onde antes era somente serviço de homens, manteve-se sozinha nesta atividade por 4 anos.

Após expansão sementes aumentou sua equipe e produção, incentivando outras mulheres a cultivar a Maricultura sem depender dos seus maridos.

Apesar de ter passado por muita descriminação no início de sua trajetória, por motivo de ser mulher, escutou dos homens como: “Isso não é serviço para mulher”, “Você não tem força “etc..e mesmo assim manteve-se firme, posicionou e desbravou a profissão na qual é   proprietária da fazenda marinha Ostrasul e sócia do Empório Sulfloripa.

Nos conta que o envolvimento com a OSTRA foi um caso de AMOR VERDADEIRO, envolvido de tal maneira que ela não se vê longe das ostras.

Sua mensagem para todas as mulheres:
Mulheres, não tenham medo de empreender e nem de surpreender. Nós somos capazes, temos direto ao empoderamento, ao conhecimento e ao nosso lugar ao Sol.

Foto:Rita de Cássia Rodrigues


Deise 
Brandalise
Uma saborosa descoberta, foi assim que Deise se encontrou e se descobriu na gastronomia.

Vinda de outro ramo, convidada a participar de um novo desafio com um projeto gastronômico essa Mulher entrou com tudo no empreendedorismo.
Em meio a sabores, texturas e muito amor, em 2017 surgiu o Bierwein Pizzaria & Restaurante, e até hoje Deise comanda com muito amor as caçarolas na cozinha, realiza a gestão de uma equipe de cozinheiras, assistentes e atendimento.

Sua mensagem para todas as mulheres::

Que possamos mostrar ao mundo que a sensibilidade e o empreendedorismo feminino cabe em qualquer lugar, em qualquer momento. Que possamos continuar a mudar o mundo a nossa volta a cada dia com um sorriso.

Foto:Deise 


Marina Salvitti Reichenbach
Paulistana, 43 anos. Reside atualmente em Itatiba, interior de São Paulo com o seu marido e sua filha de 6 anos. Graduada em Hotelaria e Gestão Ambiental introduziu na vida doméstica e profissional preceitos da sustentabilidade.

Em sua casa prepara refeições saudáveis, pratica a reciclagem e a compostagem.

Idealizadora do perfil @viaje_nacomida, tem levado inspiração para muitos lares por meio da divulgação de receitas fáceis e saudáveis, com fotos incríveis de pratos apetitosos. O uso dos vegetais, frutas e produtos de qualidade está presente em 100% de suas receitas e é uma premissa para a divulgação do seu trabalho.

Sua mensagem para todas as mulheres:
Nunca subestime a garra de uma mulher que sabe o que quer. Ela tem força até no olhar e no jeito de caminhar. Uma mulher com objetivos sempre os atinge o que quer.

Foto:Marina Salvitti


Parabéns a todas as Mulheres!

 


 




 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp