15/03/2022 às 13h03min - Atualizada em 15/03/2022 às 13h03min

Dia Mundial sem Carne: Especialista em gastronomia ensina receitas saborosas de pratos sem a proteína animal

Entre as opções estão: hambúrguer de batata doce e cenoura, hambúrguer de palmito, strogonoff de palmito, macarrão colorido com legumes e arroz de forno

- Papo Sabor
XCom
Foto:divulgação


No dia 20 de março, é celebrado o Dia Mundial sem Carne. A data criada em 1985, pela organização sem fins lucrativos Farm Animal Rights Movement (FARM), visa a conscientização a respeito dos benefícios à saúde e ao meio ambiente a partir de uma dieta livre de produtos de origem animal.

Para quem pretende mudar os hábitos alimentares e seguir um estilo de vida sem o consumo de produtos de origem animal ou pretende diminuir a quantidade, a coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, Regina Santos Costa, montou opções saborosas de pratos sem carne que podem ser consumidos no almoço, janta e até no lanche da tarde. Confira!

Hambúrguer de batata doce e cenoura

INGREDIENTES:

  • 1 xícara (chá) de Batata-doce amassadas (purê)
  • 1 xícara (chá) de cenoura ralada crua
  • 2 colheres (sopa) de mostarda dijon (francesa)
  • 5 colheres (sopa) de flocos de milho

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, menos os flocos de milho. Em seguida, faça bolinhos em formato de mini-hambúrguer.  Depois, passe-os nos flocos de milho. Leve ao forno preaquecido a 250ºC por 30 minutos.



Hambúrguer de palmito

Foto:divulgação

 

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de Batata-doce amassadas (purê)

1 xícara (chá) de cenoura ralada crua

2 colheres (sopa) de mostarda dijon (francesa)

5 colheres (sopa) de flocos de milho

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, menos os flocos de milho. Em seguida, faça bolinhos em formato de mini-hambúrguer.  Depois, passe-os nos flocos de milho. Leve ao forno preaquecido a 250ºC por 30 minutos.



Strogonoff de palmito

Foto:divulgação
 

  • 1 vidro de palmito picado em pedaços médios
  • 1 cebola picada
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda
  • ½ pacote de molho de tomate
  • Cogumelo champignon picado a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola picada na margarina, óleo ou azeite. Assim que dourar, adicione o palmito e o cogumelo picados.

Aguarde ferver a água que sai do palmito e adicione o molho de tomate e a mostarda. Assim que ficar grosso, tempere com sal, pimenta do reino e adicione o creme de leite e mexa bem.

Desligue antes de ferver e sirva!


Macarrão colorido com legumes

Foto:divulgação
 

INGREDIENTES

  • 1 pacote (500 gr) de macarrão colorido, tipo parafuso ou fusilli
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 cenouras cortadas em tiras
  • 2 abobrinhas picadas (ou raladas)
  • ½ repolho bem fatiado (branco ou roxo)
  • 2 colheres de azeite
  • Suco de 1 limão
  • Tomilho e orégano (½ colher de cada)
  • Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque o macarrão para cozinhar, conforme instruções da embalagem. Em uma panela grande, aqueça o azeite e coloque a cebola (deixe cozinhar por uns 3 minutos) e depois o alho.

 Acrescente a cenoura e a abobrinha, mexa e cozinhe por mais 3 minutos.

Coloque o repolho e os temperos (limão, sal, pimenta, tomilho e orégano). Misture bem.

Adicione o macarrão já cozido e mexa. Prove e acerte o sal. Sirva.

DICAS E OPÇÕES:

  1. Para variar, use outros tipos de legumes/vegetais como berinjela, ervilha, milho verde, palmito, brócolis, espinafre, acelga e mandioquinha.
  2. Azeitona e alho-poró também podem ser usados como tempero para este prato.
  3. Na hora de servir, adicione uma colher de manteiga e misture bem.


Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp