21/03/2022 às 09h35min - Atualizada em 21/03/2022 às 09h35min

Bacalhoada Especial de Páscoa

- Papo Sabor
Supermercados Mambo
Foto:divulgação


Ingredientes:

1,6 kg de lombo de bacalhau em postas
4 batatas Asterix (ou Baraka)
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
2 xícaras (chá) de tomate-cereja
2 cebolas
2 cabeças de alho
1 xícara (chá) de azeitonas verdes
1 ½ xícara (chá) de azeite
3 ramos de louro
Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

Na véspera, lave as postas de bacalhau em água corrente, para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário, cubra com água e deixe de molho por 24h na geladeira - troque a água (fria) pelo menos 5 vezes.

No dia do preparo, pré-aqueça o forno a 200˚C. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento, e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quatro partes cada uma. Corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.
Escorra e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte o louro, o alho e leve ao fogo médio. Quando começar a subir bolhas, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, retire as postas da água e transfira para um refratário.


Mantenha a panela com a água no fogo e coloque as batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, pois elas devem estar cozidas, mas ainda firmes. Passe as batatas, o alho e o louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.


Regue o fundo de uma assadeira grande com ½ xícara (chá) de azeite. Disponha o bacalhau, deixando espaço entre cada uma. Distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, o alho, as azeitonas e as folhas de louro entre as postas. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.
Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva.

Aprenda também receitas incríveis para a Páscoa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp