23/04/2022 às 14h03min - Atualizada em 23/04/2022 às 14h03min

Dicas para uma carne macia e suculenta no seu churrasco

- Papo Sabor
Embaixador do Churrasco
Foto:divulgação


Dia 24 de abril é o dia do churrasco, onde para muitos é o almoço oficial de domingo 
E que tal aperfeiçoar ainda mais o conhecimento e preparar aquele churrasco de respeito?

Separamos aqui dicas incríveis para você surpreender e conquistar o sogrão hehehe...

A escolha da carne
Quando escolher a carne, prefira as peças inteiras tais como alcatra. Se der preferência aos cortes gordurosos, basta manter a gordura virada para cima a fim de que penetre na carne e deixe o tecido macio durante a cocção.

Temperatura
A carne mantida em temperatura ambiente fica muito mais suculenta. Quando a carne passa pelos processos de congelamento e descongelamento, perde seus líquidos e costuma ficar ressecada.
Por isso, recomendo usar a carne que foi apenas resfriada e mantê-la em temperatura ambiente por alguns momentos antes do preparo.

O corte
Lembre-se sempre de cortar as carnes no sentido contra as fibras. Assim, o alimento fica muito mais macio. Evite furar a carne, inclusive no momento de virar. Usar um pegador ou pinça faz que a carne conserve os líquidos e, por consequência, a sua suculência.

Temperos
A carne só deve receber sal na hora de ir ao fogo para que o sal não roube a umidade do alimento. Se a carne estava em uma marinada, deixe escorrer bem. Pode até retirar o excesso do tempero com um papel absorvente.

Quem deseja garantir a carne bem molhadinha pode recorrer a temperos como suco de laranja ou cerveja. Além de garantir a suculência, esses ingredientes ainda reforçam o sabor.

A carne no fogo
Acender a brasa em um canto da churrasqueira garante o efeito forno para o seu churrasco, esquentando toda a área em que ocorre o preparo. Já ensinei sobre isso neste artigo.
Nunca coloque a carne na churrasqueira que ainda não está bem aquecida. Assim, ela demora mais para o processo de cocção.
Enquanto a carne assa, não é interessante mexer ou virar a carne constantemente. Deixe dourar entre 1 a 3 minutos de cada lado, a depender do tipo de peça e da sua grossura.

Na hora de servir
Até mesmo o momento de servir é importante para garantir uma carne macia e suculenta no seu churrasco. Há quem queira servir na pressa, ou até com receio de que a peça esfrie, e assim oferece aos convidados assim que sai do fogo.
Deixe o churrasco descansar por alguns minutos antes de servir. Assim, evita que perca os líquidos concentrados em sua estrutura e garante a suculência da carne.

Se você gostou da dica
CURTA, salve e deixe o seu comentário.
COMPARTILHE com seus amigos apreciadores do churrasco


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp