28/05/2022 às 10h04min - Atualizada em 28/05/2022 às 10h04min

Dia Mundial do Hamburguer

Hambúrguer é uma coisa tão boa que tem um dia no ano só para ele.

- Papo Sabor
Tudo gostoso
Foto:divulgação


Comemorado no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Hambúrguer é dedicado ao sanduíche, que é unanimidade no mundo inteiro. A receita teria surgido a partir do bife de Hamburgo, uns bolinhos de carne redondos e achatados que chegaram aos Estados Unidos pelas mãos dos imigrantes alemães na segunda metade do século 19.

O que acha da ideia de comemorar este dia com preparo de hamburguer caseiro? Hummm delícia né!

Então vamos ao que interessa.

Você vai precisar de: 
  • 3 kg de carne moída (escolha uma carne magra e macia)

  • 300 g de bacon moído

  • 1 ovo

  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • 3 colheres (sopa) de tempero caseiro: feito com alho, sal, cebola, pimenta e cheiro-verde processados no liquidificador

  • 30 ml de água gelada


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes muito bem e amasse para que fique tudo muito bem misturado.

Faça porções de 90g a 100g.

Forre um plástico molhado em uma bancada e modele os hambúrgueres utilizando um aro como base.

Faça um de cada vez e retire o aro logo em seguida.

Forre uma assadeira de metal com plástico, coloque os hambúrgueres e intercale camadas de carne e plásticos (sem apertar).

Faça no máximo 4 camadas por forma e leve para congelar.

Retire do congelador, frite ou asse e está pronto.


Agora é só montar o hamburguer com seus ingredientes preferidos, tomate, alface, queijo etc....



Dicas importantes:

A parte mais importante, logicamente, é a carne. Não é qualquer carne moída que faz um bom hambúrguer caseiro, mas a boa notícia é que você não precisa recorrer a cortes caros como a picanha ou o filé mignon para um hambúrguer artesanal gostoso. Acém e peito são carnes boas e baratas que criam hambúrgueres saborosos. Também dá pra fazer hambúrguer com patinho, alcatra, coxão duro e fraldinha. Se você puder misturar as duas, melhor ainda.

Uma receita de hambúrguer caseiro é feita apenas de carne e gordura e o segredo está na mistura da carne com o percentual certo de gordura. Especialistas dizem que 80% de carne para 20% de gordura é o ideal. Você pode usar a gordura do peito ou da costela para fazer isso: alguns açougues fornecem até de graça.

A quantidade de carne em cada hambúrguer artesanal é importante pra garantir uma padronização e suculência. Se quiser um hambúrguer alto, com cara de hamburgueria artesanal, 200 gramas é a quantidade ideal. Lembre-se de deixar a carne resfriar um pouco antes de manuseá-la para formar os hambúrgueres: isso porque o calor da mão pode derreter a gordura e danificar o formato.

E engana-se quem pensa que vale apenas formar uma bolinha e fritar: até nisso tem técnica pra fazer dar certo. Depois de formar a bolinha de 200g com as mãos, existe um truque chamado “bater o hambúrguer”, quando você joga essa peça de uma mão para a outra com uma certa força. Isso é feito para deixar o hambúrguer caseiro mais compacto e sem ar. O truque final na hora de moldar a sua peça é afundar um pouco o centro. Isso vai fazer com que, na hora de fritar, o hambúrguer não encolha e permaneça no formato que você moldou.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com aquele amigo que ama hamburguer.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp