MENU

29/06/2022 às 09h43min - Atualizada em 29/06/2022 às 09h43min

Algumas curiosidades sobre a história do vinagre

- Papo Sabor
almaromi.com.br
Foto:divulgação


Em um mundo sofisticado e moderno, cheio de tecnologias, ainda estamos usando um produto que foi descoberto – por acaso – há mais de 10 mil anos, o vinagre. Seu nome veio dos franceses: vin aigre – que significa vinho azedo. Essa é a sua origem, a descoberta de que um barril de vinho que já passou do seu tempo se transformou neste maravilhoso novo produto.

Através dos séculos o vinagre foi produzido a partir de muitos outros materiais, incluindo melaço, tâmaras, frutas, melões, coco, mel, cerveja, batatas, beterrabas, malte, grãos, soro de leite, etc… Mas o princípio permanece inalterado – fermentação de açúcares naturais em álcool e depois fermentação secundária em vinagre.


Você pode dizer que o vinho é para as uvas o que o vinagre é para o vinho, ou mesmo, o que a maçã é para sidra (vinho de maçã) a sidra é para o vinagre de maçã. Os antigos foram rápidos em encontrar a notável versatilidade do vinagre. Por volta de 5.000 a.C., os babilônios a usaram como conservante e como condimento, e foram eles que começaram a temperá-la com ervas e especiarias.

Legionários romanos usaram como bebida. Cleópatra demonstrou sua propriedade solvente dissolvendo preciosas pérolas para ganhar uma aposta de que poderia consumir uma fortuna em uma única refeição. Hipócrates exaltou suas qualidades medicinais e, de fato, foi provavelmente um dos nossos primeiros remédios. Os gregos também teriam feito legumes ou carnes em conserva usando vinagre. Referências bíblicas mostram como ele foi muito usado por suas propriedades calmantes e curativas.

E quando Aníbal, um grande general, atravessou os Alpes com um exército montado em elefantes, foi o vinagre que ajudou a pavimentar o caminho. Pedras obstrutivas foram aquecidas e encharcadas com vinagre, que quebrou e derrubou as barreiras. Por volta de 3.000 a.C., a fabricação de vinagre caseiro estava sendo eliminada e, em 2.000 aC, a produção de vinagre era em grande parte uma indústria comercial. Durante a Guerra Civil Americana, o vinagre foi usado para tratar o escorbuto e, recentemente, na Primeira Guerra Mundial, ele estava sendo usado para tratar feridas.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp