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27/07/2022 às 22h07min - Atualizada em 27/07/2022 às 22h07min

Mueller reposiciona marca e lança nova identidade visual que ressalta sua relação com o consumidor

- Papo Sabor
dc33 Comunicação - Heloisa Vieira, Glaucia Ferreira e Danilo Costa
Peça que integra a nova comunicação da Mueller |Imagem: divulgação Mueller


Destacando sua forte conexão com as famílias brasileiras, o branding reforça o pioneirismo da marca Mueller, que produziu e lançou a primeira máquina de lavar do Brasil, fortalece sua história de mais de sete décadas, o DNA inovador e tecnológico e seu novo posicionamento: ‘Você de bem com o seu tempo’'

Com o objetivo de reforçar a identidade que promoveu com os consumidores brasileiros ao longo de sua trajetória, a Mueller, empresa nacional com tradição no segmento de eletrodomésticos, renova a sua marca e anuncia nova identidade visual que reflete sua evolução, o relacionamento de confiança e a forte presença de seus produtos nos lares de todo país. Reafirmando as principais características de seu DNA inovador, a Mueller – que marcou a linha do tempo ao produzir a primeira lavadora de roupas do Brasil –, revitalizou sua marca com o objetivo de sinalizar para o mercado que está pronta para uma mudança de patamar com forte presença no mercado brasileiro de eletrodomésticos.




Detalhes do rebranding


Aplicação da marca Mueller na comunicação visual da empresa |Imagem: divulgação Mueller

 

Com um vasto portfólio constituído por produtos que respondem, com eficiência, às demandas e as características e o modo de vida dos consumidores nas cozinhas e lavandeiras, a Mueller contou com o trabalho de elaboração de um projeto minucioso executado pela agência Ana Couto, que promoveu em uma imersão completa e detalhada sobre o cenário da empresa no mercado. Com a análise que efetivou a trajetória de sucesso empreendida até aqui, o estudo revelou a forte conexão que envolve a máxima confiança e a percepção dos usuários de que, ao adquirirem os produtos da marca, levam para casa alta qualidade e a modernidade que acompanharão e tornarão mais simples às tarefas do cotidiano.

 

“O principal desafio do rebranding de Mueller foi equalizar a história e valor já construído com uma abordagem que trouxesse ainda mais relevância e diferenciação para a marca, sinalizando uma mudança de patamar. Vimos de perto como a Mueller tem passado por uma série de transformações, principalmente evoluindo seu mindset de Organização focada em produto para também focar na força da sua marca e na importância do branding”, diz Lais Cobra, Sócia-diretora de estratégia da agência Ana Couto.

 

O novo símbolo foi construído e desenhado a partir da primeira lavadora desenvolvida pela marca. Os anéis da Pioneira se unem e formam o atual e moderno “M” de Mueller, reforçando o nome da marca. “Além disso, a leitura de nossa marca também representa o bem-estar, os ciclos de vida e de tempo das pessoas”, reforça o CEO. As formas que o compõem também serão empregadas de diferentes maneiras na comunicação visual da nova marca propiciando mais leveza, alegria e movimento ao seu visual. No que se refere a letra, o rebranding evoca uma tipografia que transmite simplicidade, elegância, modernidade e clareza, tornando a identificação simplificada e marcante e agregando ainda mais valor para a identidade visual.

 




Os traços da identidade visual remetem ao primeiro produto fabricado pela Mueller, a lavadora Pioneira | Imagem: divulgação Mueller


Deixando o vermelho de lado após tantos anos, a Mueller apresenta o bordô como a tonalidade principal nesta nova comunicação. Remetendo à tradição e transmitindo elegância, sofisticação e requinte em tudo o que envolve a nova marca, as cores complementares utilizadas serão gelo e grafite. O novo branding ainda dispõe de um conjunto de cores suaves que serão aplicadas como apoio, possibilitando combinações e harmonia visual, além de diferenciar as linhas de produtos. Por meio dessa nova ‘roupagem’, a Mueller ratifica sua posição de mercado como referência nacional em eletrodoméstico e se evidencia como a escolha acertada para os consumidores em todas suas fases. “Seja para quem está montando a casa para morar sozinho, aumentando a família ou em transição para novas etapas e aspirações, a Mueller tem o produto que sempre estará ao lado das pessoas”, afirma John Müller.

Campanha de comunicação

Peças ressaltam a relação tão próxima que consumidor brasileiro estabeleceu com a marca em seu cotidiano de casa e familiar | Imagens: divulgação Mueller.


A marca antiga e a identidade visual que reflete a trajetória atual da Mueller | Imagem: divulgação

 

Mueller: 73 anos de uma história sempre à frente do tempo

 

Começando em 1949 com uma ferraria, a Mueller entrou definitivamente nas casas dos brasileiros em 1951, quando Walter Mueller, fundador do grupo Mueller, inspirado nas revistas alemãs que recebia de seus familiares, criou a primeira máquina de lavar roupas produzida no Brasil. Construindo uma história de pioneirismo, inovação e desenvolvimento, a marca Mueller é reconhecida, em diversas regiões do Brasil, como sinônimo de qualidade, produtos duráveis e que facilitam o dia a dia das famílias brasileiras com um ótimo custo benefício.

 

Percebida pelos consumidores como uma marca de confiança, a Mueller está sempre evoluindo e ampliando o seu portfólio de produtos com eletrodomésticos que entregam soluções de design e funcionalidades que tornam as atividades domésticas mais fáceis, rápidas e práticas. “Desde a primeira criação da marca, essa sempre foi a nossa essência. Criamos a primeira lavadora de roupas do Brasil com a intenção de tornar o ato de lavar roupa mais fácil, já que na época as roupas eram lavadas nos rios ou em tanques”, relembra o CEO do grupo Mueller. O tempo passou e a Mueller foi ampliando o seu portfólio de produto, sempre com esse propósito de facilitar a rotina das famílias brasileiras para que elas pudessem ter mais tempo para desfrutar outros momentos da vida.

 

“Costumamos dizer que a nossa história se mescla com o crescimento do nosso país. Marcada por ciclos econômicos e sociais desafiadores que sempre exigiram muita dedicação, agilidade e confiança na superação dos obstáculos”, pontua Müller. Nessa trajetória de mais de sete décadas, a Mueller deu início às atividades da unidade Eletrodomésticos, onde são produzidas lavadoras semiautomáticas e automáticas, centrífugas e secadoras de roupas. O próximo passo foi expandir o parque fabril para a unidade de Fogões, onde são produzidos fogões, cooktops e fornos elétricos, incluindo o Air Forno, primeiro forno elétrico com Air Fryer produzido no Brasil, que permite fritar sem óleo e fazer todas as tradicionais receitas de fornos elétricos em um único produto e o tanquinho com sistema Aquatec, que não permite o transbordo de água no equipamento. Todos os produtos se pautam no compromisso de resolver a vida dos consumidores, liberando tempo para suas vidas.

 

Sobre a Mueller 
 

 A Mueller está há mais de 70 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância.

 

Feitos no Brasil e inspirados pelos brasileiros, os produtos do seu portfólio vão desde a cozinha até a lavanderia. Fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, centrífugas e secadoras de roupa: no total, a marca soma mais de 100 produtos diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

 

Além dos diversos pontos de venda no Brasil, a Mueller apresenta a opção de adquirir seus produtos direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio. Expandindo as fronteiras, a empresa também exporta para mais de 20 países.

 

A marca faz parte do Grupo Mueller, composta ainda pela Hércules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos.

 




  



 
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