Não parece, mas o ano de 2020 está quase no fim. Infelizmente, em decorrência da pandemia da Covid-19, muitos setores industriais perderam força neste ano, lojas fechadas, restrição de circulação e a cautela dos consumidores fizeram destes últimos meses um ano muito atípico e ruim em todos os setores comerciais no Brasil e no mundo. No entanto, não são só más notícias: o processo de recuperação e o otimismo vem surgindo em alguns setores.
A escolha dos alimentos ficou mais criteriosa e esta tendência do setor food service tem tudo para se manter nos próximos anos.
Quando um vírus se torna a maior preocupação do planeta, é natural que uma grande parcela da população se torne mais consciente em relação a saúde, englobando vários aspectos de consumo, em especial na alimentação, que é o pilar de uma vida mais saudável. Mesmo antes da pandemia, o setor já estava em ascensão e cresceu 98% nos últimos anos e movimenta US$ 35 bilhões* por ano no Brasil.
Por isso, estar atento às tendências do setor food service é uma excelente estratégia para a aumentar as vendas e o lucro em sua fabricação. Focar em um nicho de clientes sempre é uma grande oportunidade para escapar da concorrência.
Conheça as tendências do setor food service para 2021 e os próximos anos:
O glúten se tornou um dos grandes vilões para a alimentação saudável nos últimos anos e a maior fonte deste composto proteico vem da farinha de trigo. Felizmente, é possível criar versões doces e salgadas com inúmeros tipos de farinhas “gluten free”, como a farinha de mandioca, de arroz, amêndoa, de coco etc.
Alimentos integrais
Mais uma vez, para fugir da farinha branca, algumas pessoas recorrem aos alimentos integrais – que são aqueles que mantém a totalidade dos nutrientes essenciais e, consequentemente, possuem mais fibras, deixando o alimento mais saudável. Você pode manter suas receitas substituindo a farinha branca pela integral, e/ou incluir a farinha de arroz integral, quinoa, cevada etc.
Quem busca uma alimentação equilibrada, certamente deseja reduzir o consumo do açúcar refinado. Felizmente hoje a indústria alimentícia conta com inúmeros substitutos do açúcar como adoçantes xylitol, sucralose, estévia; ou também com versões mais saudáveis como o demerara, mascavos, açúcar de coco e etc.
Uma das grandes tendências da alimentação saudável é o consumo de alimentos orgânicos, consumidores buscam o selo de produtos orgânicos como forma de manter uma alimentação mais saudável e ambientalmente consciente, já que os alimentos orgânicos não levam nenhum tipo de agrotóxicos em seu cultivo. Hoje é possível produzir doces e salgados com selo orgânico, visto a variedade de matéria-prima disponível no mercado, desde farinhas, proteínas, açúcar, azeites e muito mais.
Se existe um nicho em crescimento no setor de alimentação, é o de alimentos veganos, ou seja, aqueles sem nenhum componente de origem animal. Grandes industrias, visando este mercado, já criaram linhas específicas com a proposta vegana. O uso de proteína de soja em substituição à proteína animal é uma das mais comuns no mercado, porém a variedade de alimentos é imensa, como “carne” feita de jaca, “queijo” obtido da soja, o uso de cogumelos e muito mais.
Os desafios neste momento são grandes, porém as oportunidades também estão em crescimento. Visar novas tendências em ascensão na indústria food service pode ser um caminho de sucesso para sua fábrica entrar no ano de 2021 a todo vapor.