09/01/2021 às 09h31min - Atualizada em 09/01/2021 às 09h31min

12 passos do mindful eating, uma nova forma de encarar a alimentação.

Conheça alguns pontos-chave desse método que promete tornar a dieta mais gostosa e saudável.

Livro ensina a levar para o dia a dia os princípios do mindful eating Ilustração: Thiago Lyra/SAÚDE é Vital


A ideia é dar mais atenção ao que colocamos na boca – e, assim, aproveitar uma refeição de forma mais saudável e saborosa.

Conheça o livro  Mindful Eating – Comer com Atenção Plena mostra como a proposta do mindfulness. 

Na era da conexão digital; nunca estivemos tão desconectados com a comida; o corpo e a saúde. Em busca de soluções rápidas; as pessoas dividem os alimentos entre bons e ruins; partem para dietas restritivas; importam fórmulas que deram certo para os outros.
Resultado: comem mal; sem prazer; frustram-se e sentem-se culpadas.

O mindful eating – comer com atenção plena – traz um olhar sensível e diferente para o contexto da alimentação. Respeitando as escolhas e as vontades de cada um; propõe uma jornada de autoconhecimento e revisão dos hábitos à mesa com o objetivo de dar novos significados e propósitos à relação com a comida.

Ancorado em preceitos como atenção no presente; equilíbrio e não julgamento; o mindful eating mudará o jeito como você come; se cuida; faz compras; cozinha e convive com a família. Isso é o que as nutricionistas Cynthia Antonaccio e Manoela Figueiredo defendem neste livro; sem deixar de trazer uma porção de exercícios e orientações para botar em prática desde já o comedor mindful que existe em você.


Há todo um processo, que é abordado no livro para de fato internalizar a proposta do mindful eating na rotina. Mas resumimos alguns ensinamentos das autoras https://www.amazon.com.br/Veja abaixo:
  • Desconecte-se à mesa! Nada de ficar no celular nas refeições.
  • Prepare-se para comer: respire fundo e observe com olhar curioso os alimentos.
  • Sente-se à mesa de uma forma confortável.
  • Utilize os talheres a seu favor: descanse-os, troque para a mão não dominante e aprecie tudo com calma. 
  • Delicie cada mordida: preste atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida. 
  • Feche os olhos em algumas garfadas para estar mais presente. 
  • Pense na origem e na cadeia produtiva que permite aos alimentos chegarem ao seu prato. 
  • Observe o que sente: conforto, alegria, satisfação… 
  • Desligue o julgamento sobre nutrientes e calorias.
  • Aprecie o entorno: onde e com quem está. 
  • Tente dar uma nota para sua fome e para sua saciedade. 
  • Finalize contemplando e agradecendo pela refeição. 
 

 Comer com Atenção Plena

  Por:  Saúde.abril e amazon.com.br




 
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