01/02/2021 às 11h42min - Atualizada em 01/02/2021 às 11h42min

HIDROMEL BEBIDA MILENAR

Muito provavelmente você pelo menos já leu ou ouviu essa palavra. Mas já o provou?

Papo Sabor
Foto: Divalgação

Hidromel ou Mead é uma bebida alcoólica, fermentada à base de mel e água. A proporção da produção do hidromel tradicional é geralmente de uma parte de mel e duas de água.
 
Em nossa pesquisa, não encontramos provas concretas de que o hidromel realmente é a bebida alcoólica mais antiga da humanidade, porém segundo historiadores, ele seria mais antigo que o vinho e a cerveja devido a três principais fatores:
 
- diferente do vinho e da cerveja o hidromel não precisa do domínio da agricultura para a sua produção, além de ser um recurso disponível o ano inteiro;
- o mel é consumido e coletado pelo homem há milênios, de fato muito antes do homem moderno. Assim como os chimpanzés e outros primatas, nossos antepassados também apreciavam este alimento;
- algumas pinturas rupestres encontradas na África remontam à pré-história, onde essas imagens com mais de 20 mil anos remetem a hominídeos bebendo algo de uma árvore. Imagina-se que sejam colmeias inundadas, onde leveduras indígenas poderiam ter iniciado uma fermentação e transformado a mistura de água e mel em uma bebida alcoólica.
 
Teorias à parte, o fato é que o hidromel está envolto em uma história enigmática e mística. Dentre os povos antigos, o destaque vai para os Vikings que faziam o seu uso em diversas situações, desde em rituais pagãos até em momentos de batalha. Outro fato curioso está na expressão “lua de mel”, que seria uma tradição onde o casal deveria consumir a bebida durante o primeiro ciclo lunar após o casamento para garantir uma união frutífera.
 
Outro ponto que ajudou no “ressurgimento” do hidromel é o fascínio que a bebida aparentemente exerce na literatura. São inúmeras obras em que ele é citado, porém algumas são de sucesso internacional, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Game of Thrones. Fãs dessas obras também proliferam o culto à bebida, promovendo festivais com temática medievalista ou nórdica, onde o hidromel é um dos destaques.
 
Finalmente chegamos ao protagonista da nossa campanha especial, o Hidromel Meadwine.
 
O hidromel Meadwine surgiu do empreendedorismo de Alex Scheffer. Tudo começou em torno de 5 anos atrás, quando um amigo retornou de uma viagem pelo Reino Unido apaixonado pela bebida e convence Alex a estudarem sobre o assunto. Como era difícil encontrar algo no mercado, eles começaram a produzir por conta própria.
 
O sucesso veio depois de inúmeras tentativas, quando baseados em uma antiga receita Celta retirada de um livro da Biblioteca Nacional do Reino Unido em Londres, finalmente desenvolveram sua própria fórmula.
 
Atualmente a empresa é a primeira e única hidromelaria do Rio Grande do Sul regulamentada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
O Hidromel Meadwine é uma bebida fermentada à base de mel, com 13,5% de álcool, que consiste em água, mel e leveduras, sem qualquer agente químico, com todo seu processo de elaboração 100% natural.
 
Apesar de estarmos desconfiados com o que encontraríamos dentro da garrafa, visto que nossa especialidade são os vinhos, fomos surpreendidos positivamente com um líquido extremamente prazeroso de se beber. De cor amarelo dourado intenso e brilhante, traz no olfato aromas de cera de abelha e mel envoltos em uma camada floral. Em boca é macio e de médio corpo e, apesar do olfato nos remeter à um dulçor, a bebida é seca, com boa intensidade e persistência.
 
Poder ser harmonizado com pratos cítricos ou doces e queijos moles.

HIDROMEL MEADWINE não é uma lenda e sim uma realidade ao alcance de todos, uma receita milenar Celta encontrada em uma viagem à Inglaterra, foi o estopim da curiosidade, de volta ao Brasil há 4 anos, foi dada à largada ao fabrico da bebida em casa com o intuito simples de sorver o “ néctar dos Deuses “ , depois de todos esses anos fazendo hidroméis de vários tipos, adquirimos a maturidade e a constância da bebida; achamos que não seria justo as pessoas ficarem distantes desse maravilhoso hidromel e resolvemos compartilhar.

HIDROMEL MEADWINE é uma bebida adocicada ( odor característico do mel ) ao nariz, porém, seca ao paladar, o que a torna uma bebida complexa. Uma bebida 100% natural, isenta de qualquer contaminante químico e literalmente feita à mão e tempo.

HIDROMEL MEADWINE harmoniza muito bem com peixes e carnes vermelhas, especialmente carne de caça ( ex. javali ).
OBS: sugestão para as meninas “ clericot com HIDROMEL MEADWINE “ é fantástico!
 

RESSALVAS AO ENCHER OS “HORNS“ COM  HIDROMEL MEADWINE
 
*   NÃO DIRIJA CARROS DE CORRIDA
*  NÃO MANEJE ARMAS DE FOGO E CORRELATOS
*  EM HIPÓTESE ALGUMA DISCUTA A RELAÇÃO COM A CARA-METADE

 
“HIDROMEL MEADWINE NÃO É UMA BEBEIDA, É UMA EXPERIÊNCIA’’
 
 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
 
Vinho
Hidromel Meadwine 
Vinícola
Odin Bebidas 
Safra
N. V. 
País
Brasil 
Região
Flores da Cunha (Serra Gaúcha) 
Tipo
Hidromel 
Castas
produto à base de água e mel 
Teor Alcóolico
13.5% 
Maturação
em tanques de aço inox 
Temperatura de Serviço
4º a 6ºC 
Guarda
até 2025 
Decanter
não

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp