02/02/2021 às 10h59min - Atualizada em 02/02/2021 às 10h59min

​A região da Puglia na Itália , paraiso da gastronomia e da arquitetura singular

A Puglia, uma região do sul que forma o “calcanhar” da Itália, é conhecida pelas cidades serranas com casas caiadas, pelos campos agrícolas centenários e pelas centenas de quilômetros de costa mediterrânea.

Papo Sabor
Foto: Divulgação
A capital, Bari, é uma animada cidade portuária e universitária, enquanto Lecce é conhecida como a "Florença do Sul" por conta da arquitetura barroca.
Puglia, também conhecida como Apúlia em português, é a região mais ao sudeste da Itália, ocupando o ‘salto’ da ‘bota’. A Puglia faz fronteira com as regiões italianas de Molise ao norte, Campania a oeste e Basilicata a sudoeste. Do outro lado do mar Jônico para o leste encontra-se a Grécia e do outro lado do Adriático encontra-se a Albânia. A capital da região é Bari.


A cidade barroca de Lecce, na região de Salento, é um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro. Outra atração da Puglia são as únicas casas ‘Trulli’, estas estranhas e cônicas casas brancas foram construídas tradicionalmente sem usar argamassa, a fim de evitar o pagamento de impostos.
Na Puglia há quilômetros e quilômetros de praias intactas, penhascos espetaculares e enseadas rochosas. Isto, junto com o clima magnífico, as lindas cidades e um campo encantador fazem dela um destino muito popular.


Fot: Divulgação
 
Dicas:
  • Aproveite os vários resorts ao longo de toda a costa, as praias são excelentes
  • A gastronomia é excelente, vale a pena visitar locais que fazem o azeite e vinhos
  • Faça tours para conhecer a história das cidades dos trulli (Alberobello), Lecce e Otranto, que possuem uma linda história.
 
As comidas típicas da Puglia
A culinária pugliese é rica de verduras, queijos, carnes e frutos do mar. Isso sem falar nos pães deliciosos e nos vinhos cheios de personalidade. Ninguém fica sem opções em um restaurante da Puglia, encantadora região do Sul da Itália, lá no finalzinho, no salto da bota.
É uma culinária sem requintes mas com alguns pratos icônicos famosos no mundo inteiro como o panzerotto e os taralli e outros menos famosos como os pratos com legumes (feijão, lentilhas, favas). É uma ocasião imperdível para experimentar finalmente tudo na versão original.


 
Foto: Divulgação

Focaccia barese
Simples mas poderosa, a focaccia barese é o símbolo gastronômico da cidade de Bari. É bem diferente da foccacia de Gênova porque, além da farinha, na massa tem um pouco de batata. A “cobertura” é feita com tomates cereja, azeitonas pretas, orégano e azeite. Sem queijo. Tudo 100% made in Puglia. Ideal para um lanche rápido durante o seu passeio nas ruelas de Bari.


Foto: Divulgação

Panzerotto

É o street food pugliese mais famoso do mundo. Feito com massa de pizza, recheado e frito, como um pequeno calzone. O recheio mais comum é mozzarella com tomate, mas existem incontáveis variações, até doce.


Foto: Divulgação

Taralli
Tarallo é um salgadinho crocante típico da Puglia. Você vai encontrá-lo em qualquer padaria, barzinho ou restaurante. Tem sabor de cebola, pimenta, tomate, erva-doce, etc. É um ótimo souvenir gourmet porque não estraga e se conserva por muitos meses.


Foto: Divulgação


Orecchiette con cime di rape
É o carro-chefe das comidas típicas da Puglia. A massa, chamada orecchiette, em português “pequena orelha”, parece uma conchinha ou orelhinha.   Geralmente é temperada com um molho de folhas de um tipo de nabo local. É mais uma obra-prima italiana. Existe também uma versão feita com molho de carne de cavalo.
 
 





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp