10/02/2021 às 13h57min - Atualizada em 10/02/2021 às 13h57min

O potencial nutritivo e comercial das proteínas vegetais

A natureza oferece uma variedade de vegetais que são ricos em proteínas. Diversas plantas, sementes e cereais, são fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo se combinadas corretamente.

FoodConnection
Foto:divulgação


Tecnicamente, as proteínas são formadas pela junção de aminoácidos essenciais e não essenciais. Esses nutrientes exercem funções importantes no organismo, como a construção e elasticidade dos tecidos, composição de anticorpos e até a regulação e produção de hormônios.

Ao longo dos anos, ganhou força o mito de que as proteínas estão presentes majoritariamente nas carnes e leites de origem animal. Com a chegada da internet, o acesso a informação de qualidade e fontes confiáveis está mudando esse cenário. Segundo estudo da consultoria A.T. Kearney, o mercado de carne convencional deverá recuar de 90% para 40% entre 2025 e 2040. O espaço será cada vez mais dividido com proteínas vegetais (25%) e carnes cultivadas em laboratório (35%).A natureza oferece uma variedade de vegetais que são ricos em proteínas. Diversas plantas, sementes e cereais, são fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo se combinadas corretamente. Tecnicamente, as proteínas são formadas pela junção de aminoácidos essenciais e não essenciais. Esses nutrientes exercem funções importantes no organismo, como a construção e elasticidade dos tecidos, composição de anticorpos e até a regulação e produção de hormônios.

Proteína Saudável

A entrega de produtos vegetais com tecnologia, gosto, cheiro, textura e preço semelhantes aos de origem animal, além do impacto ambiental muito menor, vira uma escolha que faz sentido para o consumidor. Um bom exemplo foram os hambúrgueres vegetais com gosto, cheiro e textura semelhantes ao de origem animal. Assim que o primeiro produto fez um enorme sucesso ao chegar no mercado, vários frigoríficos tradicionais correram atrás e passaram a incluir este tipo de produto em seu portfólio.

Quando a cadeia produtiva passa a lucrar com essa demanda, automaticamente o setor se torna mais sustentável e todos passam a caminhar na mesma direção.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp