11/02/2021 às 09h08min - Atualizada em 11/02/2021 às 09h08min

Como é a pizza na Itália?

Aaaahhh pizza! Nossa companheira nas noites de finais de semana, nossa salvadora da pátria quando bate aquela preguiça de cozinhar…

- Papo Sabor
Ana Patricia da Silva - Viajando pela Itália
Foto divulgação


A pizza está presente no mundo inteiro e é bem difícil encontrar alguém que não goste de um belo pedaço de pizza, principalmente se ela for daquelas cheias de queijo com um toque de manjericão. 

Ao contrário do que muitos pensam a pizza não foi inventada na Itália, lá ela foi somente aprimorada, digamos assim. Há registros de 6.000 anos atrás onde egípcios e hebreus já comiam uma massa similar a da pizza: era feita de água e farinha, não levava molho nem recheio. Era, na verdade, conhecido como ‘pão de Abraão’ e se chamava piscea (que hoje seria uma espécie de pão sírio).



Foto: divulgação
 

1) Como é a pizza na Itália? A PIZZA NAPOLITANA?

A verdadeira pizza napolitana. Vamos lá! Em primeiro lugar os napolitanos NÃO CONSIDERAM a nossa pizza como pizza de verdade, vou explicar porquê! Em 1982, foi fundada em Nápoles, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana). A ideia era promover a culinária e a tradição da autêntica pizza napolitana. Como? Defendendo a cultura, evitando a miscigenação cultural pela qual a receita passa ao redor do mundo e criando um estatuto! A pizza é reconhecida como produto DOC (di origine controllata ou em português Denominação de Origem Controlada) o que atesta que os produtos são elaborados com ingredientes regionais. 

Exigências da Associação Verace Pizza Napolitana

Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser elaborada com: farinhafermento natural ou levedura de cervejaágua e sal, além de ser trabalhada somente com as mãos ou por determinados misturadores previamente aprovados pela associação.
Depois a massa deve descansar e ser esticada manualmente, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico em nenhum estágio. Na hora de assar deve ser colocada SOMENTE em forno a lenha a 485°C, sendo que, sobre a superfície do forno, não deve ser colocado NADA, ou seja: ela deve ser acomodada na própria estrutura do forno. A cobertura da autêntica pizza também entrou no estatuto e deve estar em conformidade com as especificações napolitanas, como respeitar o nome em italiano.

2) Como é a pizza na Itália? COMPOSIÇÃO DAS PIZZAS 

Agora vamos a composição de algumas pizzas na Itália, observação para os nomes das pizzas abaixo que estão em Italiano.
  • Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
  • Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.
  • Ripieno (Calzone):  pizza recheada e fechada. Leva queijo ricota, queijo mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
  • Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.

3) Como é a pizza na Itália? DIFERENÇA ENTRE BRASIL E ITÁLIA?

Quando falamos a um italiano que no Brasil temos pizza de estrogonofe, pizza com frutas, pizza doce e etc, eles querem MORRER! Hahaha… Eles acham um absurdo e não comeriam JAMAIS uma pizza com borda recheada, por exemplo. Pizza Calabresa, então?!?!? É um CRIME para eles! Outro fato que causa estranheza aos italianos: como pode uma pizza servir até quatro pessoas? Jamais! Na Itália, como a massa é fina e a cobertura discreta, que não transborda como nas nossas, UMA pizza serve UMA pessoa! (Mesmo sabendo que duas poderiam comer tranquilamente apesar do tamanho reduzido: equivale a uma pizza média pra gente!).
Enfim, se tem uma coisa que italiano leva MUITO a sério, é a abençoada pizza! E, por incrível que pareça, a Itália aparece em quarto lugar no ranking dos países que mais consomem pizza no mundo ficando atrás dos EUA, Brasil, que aparece em segundo lugar e, PASMEM: da França, que surge no ranking na terceira posição. O sabor mais consumido no Brasil é calabresa e na Itália, a clássica, tradicional e deliciosa, Margherita.

Vamos conhecer um pouco da história sobre a Pizza?

Se você gosta de saber tudo para viajar bem informado sobre a Itália, então não perca a história sobre a pizza.

O Berço da Pizza

Há quem diga também que a pizza começou com os gregos, que faziam um tipo de massa com grão de bico, farinha de trigo ou arroz, para depois assá-la em tijolos quentes. Passado algum tempo, três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios e os turcos muçulmanos, durante a era medieval, cobriam seus ‘pães’ redondos e assados com cebola e carne, nascendo assim a ‘primeira pizza com recheio’. Entre idas e vindas, durante as Cruzadas, esse costume chegou até a ItáliaOnde? No dito “berço da pizza”, Nápoles.
 Assim que chegou à Itália, e agradou os italianos, além da carne e da cebola os napolitanos também colocavam por cima azeite e ervas. Alguns colocavam tomate, que tinha acabado de chegar da Espanha, daí a origem do molho que banha a massa, como se não bastasse, certos lugares serviam a iguaria dobrada ao meio, com o recheio escondido, daí nasceu o Calzone.

O Primeiro Pizzaiolo da História

Antes de ter fama e sucesso, a pizza era um prato muito consumido pelos mais pobres no Sul da Itália, uma vez que, para substituir a carne, eles utilizavam toucinho e queijos baratos. Em 1889, graças ao primeiro pizzaiolo da históriaDom Raffaele Espósito, o prato chegou à realeza. A serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, o padeiro napolitano quis homenagear a bandeira da Itália utilizando as cores branca, vermelha e verde, para isso ele colocou por cima da massa queijo, manjericão e tomate, assim nascendo a famosa pizza Margherita.
A rainha logo caiu de amores pelo prato e começou a difundi-lo entre a classe nobre. A fama percorreu o mundo e fez com que a primeira pizzaria do mundo fosse inaugurada, chamada Port’Alba que era frequentada por poetas, artistas e outros nomes importantes das artes italiana.

Algumas Curiosidades sobre a Pizza

Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre a Pizza? Leia e divirta-se comendo uma boa pizza!!!

“Tudo acaba em pizza!”

“Tudo acaba em pizza!” Quem nunca ouviu essa expressão? Pois bem: você sabe de onde ela vem? Em São Paulo, onde tem uma gigantesca colônia italiana, comer uma pizza é associado às celebrações, com reunião de amigos e familiares. Desse costume, a expressão de ‘tudo acaba em pizza’, quer dizer que, depois da briga, acusados e acusadores, para confraternizar e fazer as pazes, devem se sentar à mesa se comer uma pizza, assim, ao final da refeição, tudo estaria em paz.

Piza ???????

Você sabia que em Portugal a pizza se escreve com um Z só, ficando PIZA? E você sabia que a palavra Pizza é uma das poucas palavras que não mudam de uma língua para a outra?

A NASA e a Pizza

A NASA pagou USD 125.000 para desenvolver um protótipo de uma impressora 3D para imprimir pizza a partir de uma mistura de água e ingredientes em pó. Ainda em fase de teste!

A Pizza mais cara do mundo

A pizza mais cara do mundo foi a encomendada em 2009 pelo programador Laszlo Hanyecz, que pagou 10 mil bitcoins por duas pizzas (não me perguntem porquê!). O valor em bitcoins pago por ele equivale a cerca de 125 milhões de euros! Sim: 125 MILHÕES!

A Pizza mais longa do mundo

A pizza mais longa do mundo foi feita em 2015, e media 1.595,45 metros de comprimento, pesando cerca de 5 toneladas. Para prepará-la, foram necessários cinco fornos, 80 piazzaiolos, 200 voluntários e 40 pessoas controlando tempo de forno, que era de 3 minutos

A Pizza nos EUA

  • Queridinha nos EUA também, a primeira pizzaria americana foi inaugurada em Nova York em 1905, pelas mãos de um imigrante italiano chamado Gennaro Lombardi.
  • A primeira pizzaria online foi aberta pela rede da Pizza Hut, em 1994.
  • Em 2014, em Las Vegas, houve um concurso para escolher o piazzaiolo mais rápido do mundo. Quem venceu foi uma mulher! A inglesa Pali Grewal, que amassou a massa e assou 3 pizzas em apenas, pasmem: 32 segundos e 28 centésimos!

A Pizza na Itália

  • Na Itália são feitas por dia 5 MILHÕES de pizza! CINCO MILHÕES DE PIZZA POR DIA! Impressionante, não?!
  • A pizzaria mais antiga da Itália foi aberta em Nápoles em 1738, se chama Port’Alba. Funciona até hoje!
  • A pizza mais cara do mundo é chamada de Louis XIII e custa 8.300 euros! Foi inventada por um pizzaiolo de Agropoli, Renato Viola, mede 20 centímetros de diâmetro, a massa fermenta por 72 horas, é coberta por com mozzarella de búfala, sal rosa australiano, caviar, lagosta, camarão e champanhe.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp