01/03/2021 às 10h06min - Atualizada em 01/03/2021 às 10h06min

​Vinho Laranja? Ou Vinho Verde ou Vinho Azul....

Nilson Cesar - Papo Sabor
Armazem Conceição
Foto: Divulgação
 .
Vinho Verde é o nome de uma Região ao norte de Portugal, mas que é verde só no nome, e que define um tipo particular de vinhos e, as explicações para o nome e para o vinho são diversas, mas fica para um próximo artigo. 
 
Vinho Azul não é Vinho é uma coisa tingida com outra coisa qualquer.

Foto:Divulgação
 
Vinho Laranja é um Vinho de uvas brancas elaborado com o mesmo método de elaboração dos tintos onde as cascas ficam em contato com o suco por mais tempo.
 
Simplificando: normalmente para o vinho branco, após o esmagamento das uvas para obtenção do suco que irá se tornar o vinho, a casca é removida e o suco fermentado se torna o vinho a ser apreciado.
 
Para a obtenção de vinho Tinto as cascas ficam no líquido por alguns dias se decompondo e se transformando de acordo com o desejo do enólogo dentro daquilo que as uvas lhe oferecem. No final temos o Vinho Tinto.

Foto:Armazem Conceição

A Geórgia país que já pertenceu, na marra, a antiga URSS, é considerado o país mais antigo na produção de vinhos, com cerca de oito mil anos, ou seja, o berço de onde começou a tão desejada bebida e, que tem ali, a criação do vinho laranja.
 
Atualmente é elaborado praticamente da mesma maneira ancestral com as uvas sendo colocadas em grandes vasos; os Kvevris (ânforas de Barro) que são tampadas e seladas (algumas com cera de abelha) e enterradas a alguns metros de profundidade por alguns meses, até desenvolverem sua coloração alaranjada e brilhante, de onde emanam aromas deliciosos de pêssegos, mel e ervas, entre outros, que se fundem num líquido untuoso e com boa mineralidade. Apresentam normalmente um ótimo final onde a fruta e a acidez se juntam a taninos; sim taninos como nos tintos, e que nos dão a impressão gustativa que acabam  nos lembrando deles.
      
Atualmente muitos países, inclusive o Brasil, produzem ótimos vinhos neste estilo, cada qual com suas particularidades, com o uso de diversas variedades de uvas e métodos de vinificação.
 
O Armazém Conceição aqui na Lagoa em Florianópolis tem Laranjas do Brasil, da Argentina, da Bulgária e da Geórgia, em diversas faixas de preço.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp