10/03/2021 às 16h14min - Atualizada em 11/03/2021 às 10h20min

Descubra como preparar diversas sobremesas feitas com cachaça e chocolate

André Scampini, fundador da Cacahuatl, explica algumas receitas inusitadas produzidas com esses dois ingredientes

Sala de notícia - Papo Sabor
Foto divulgação


Branco, meio amargo ou ao leite: existem diversas opções de chocolates, desde os mais tradicionais como nas versões em barra, ou até mesmo em versões mais elaboradas e sofisticadas. O fato é que ele se tornou um ingrediente essencial na gastronomia, tanto que hoje é possível encontrar aguardente feita com cacau, o fruto que traz dentro de sua amêndoa a matéria-prima para o chocolate.

Produzida pela empresa Velho Carvalho, que fica em Linhares (ES), e batizada de “Cacahuatl”, a bebida é feita com as partes do cacau que não eram aproveitadas. Para quem ficou curioso em saber o resultado da mistura de chocolate com aguardente de cacau, André Scampini, fundador da Cacahuatl, explica algumas receitas inusitadas produzidas com esses dois ingredientes, confira:

Brigadeiro de caipirinha

Ingredientes:
½ caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
50ml de aguardente Cacahuatl
1 lata de leite condensado
Açúcar cristalizado
Raspas de limão para decorar
Suco de um limão

Modo de preparo:
Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Mexa em fogo baixo até a mistura desgrudar da panela. Retire do fogo e coloque a aguardente junto com o suco do limão.

Volte a panela ao fogo até conseguir o ponto novamente. Use uma assadeira untada com manteiga para colocar a massa e deixe reservado até esfriar. Na hora de fazer as bolinhas, unte as mãos com manteiga e enrole-as com a massa. Para decorar, passe cada brigadeiro no açúcar cristal com raspas de limão.

Chocolate Quente com Cachaça

Ingredientes:
75ml de aguardente Cacahuatl
200ml de leite
1 colher (sopa) de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de creme Nutella

Modo de preparo:
Esquente o leite, mas não o deixe ferver. Em uma caneca separada, coloque as colheres (sopa) de creme de avelã e a aguardente. Quando o leite estiver quente, misture o leite condensado e o chocolate em pó. Despeje a mistura com o leite na caneca, acrescente Nutella, cachaça e não mexa.

Mousse de chocolate com cachaça

Ingredientes:
05 gemas
75g de açúcar
05 claras
300g de chocolate meio amargo picado
100g de aguardente Cacahuatl
250g de creme de leite fresco
45g de manteiga derretida

Modo de preparo:
Após derreter o chocolate em banho-maria, deixe-o aquecido. Em um liquidificador, misture as claras, o chocolate, a aguardente, a manteiga e o açúcar. Depois, deixe esfriando. Coloque as gemas em uma tigela de inox e deixe em banho-maria até formar um creme brilhante. Depois, deixe um tempo esfriando. Bata o creme de leite gelado até firmar e triplicar de volume. Junte as gemas batidas e o creme de chocolate.
Feito isso, misture até formar um creme homogêneo. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira até firmar. Na hora de servir, coloque o chantilly, as raspas de chocolate, a geleia e a calda de chocolate.

Torta de chocolate com cachaça

Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
500 gramas de chocolate ao leite
200 gramas de biscoito de maisena
500 gramas de chocolate meio amargo
Calda de chocolate a gosto
2 colheres (sopa) de aguardente Cacahuatl
2 ½ xícara (chá) de creme de leite
Hortelã para decorar

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o biscoito. Depois, coloque essa mistura junto com a manteiga em temperatura ambiente e forre uma forma com aro.
Com o creme de leite morno, derreta os chocolates. Coloque junto com a aguardente e misture até ficar homogêneo. Coloque essa mistura na forma sobre a massa e deixe no refrigerador. Após seis horas, desenforme e decore a torta com ramos de hortelã e calda de chocolate.

Batida de chocolate
300 ml de aguardente Cacahuatl
2 latas de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Gelo

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Depois, deixe na geladeira por um tempo.

Sobre Velho Carvalho
A Velho Carvalho é uma empresa preocupada com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Localizada em Linhares (ES), foi fundada pelo empreendedor André Scampini, com o objetivo de aproveitar melhor o fruto do cacau. Atualmente a empresa possui duas aguardentes em seu portfólio: “Cacahuatl” e “Rumba Cacao”, e outros destilados à base de cacau já estão aguardando lançamento.

Por serem produtos inéditos no mercado, tanto pela utilização de cacau na receita como pela questão sustentável, a empresa, enxergando a oportunidade de exportar seus destilados graças à grande aceitação que tiveram, concluiu recentemente seu treinamento no programa PEIEX, que é um Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, para que empresas iniciem o processo de exportação. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp