12/03/2021 às 18h09min - Atualizada em 12/03/2021 às 18h09min

Antepastos, o queridinho dos encontros entre amigos.

Entenda a melhor forma de consumi-los.

- Papo Sabor
Lucas Simoes - Famiglia Valduga
Foto:divulgação


Embora a sua principal função seja a de saciar a nossa fome, a gastronomia pode ser vista como uma e expressão cultural e até mesmo histórica, que revela muito sobre os costumes e o modo de viver de determinados povos. Por isso, suas criações e especificidades — como o antepasto — são capazes de nos ensinar um pouco mais sobre outras culturas.

Os antepastos são, de modo bastante resumido, um apanhado de iguarias normalmente servidos antes das refeições principais. No entanto, seu significado histórico vai muito além de simples petiscos e eles são considerados extremamente importantes para muitas culturas em nosso planeta, especialmente a italiana. 

Então, para que não haja mais dúvidas, iremos esclarecer as curiosidades acerca deste alimento, quais são os sabores mais tradicionais e quais ingredientes podem ser utilizados em sua elaboração. Continue conosco e descubra mais sobre essa maravilha da culinária!

O que são antepastos?

A origem dos antepastos está na riquíssima gastronomia italiana. O seu nome — antipasto, na grafia da língua italiana, ou antipasti no plural — significa literalmente ‘’antes do prato’’. Isso quer dizer que eles se referem a pequenas porções de algum ingrediente que são consumidas antes do prato principal.

A sua história teve início na Itália medieval, e seu principal objetivo era atrair o paladar das pessoas e acender a vontade de saborear a refeição que estava por vir. Até os dias atuais, se alimentar na Itália é uma verdadeira experiência sensorial, que envolve todos os sentidos: tato, olfato, visão, paladar e até mesmo a audição.

Por conta da fortíssima tradição, a composição dos antepastos é, até hoje, muito parecida com as que eram observadas no passado. Eles ainda são muito coloridos, bem apresentados e contam com ingredientes frescos e perfeitamente selecionados para abrir o apetite de todos os que estão à mesa.

Quais são os ingredientes que podem ser utilizados?

Não há uma regra muito específica quanto aos ingredientes que podem ser utilizados no preparo de um antepasto, pois é tipicamente um prato que permite que a criatividade seja utilizada sempre a favor do gosto das pessoas envolvidas naquela refeição.

No entanto, eles normalmente contam com um tipo de carne (como as embutidas, por exemplo), um queijo, pães vegetais (tanto frutas quanto legumes) frescos. Eles, por sua vez, podem estar crus, cozidos ou refogados. Algumas das escolhas mais populares são:

  • Nozes;
  • Alimentos em conserva;
  • Carnes secas;
  • Azeitonas;
  • Queijos salgados;
  • Brócolis;
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Cogumelos.

A apresentação dos antepastos também pode variar bastante e eles podem ser servidos em pedaços, em diferentes cortes ou na forma de patês. Vale a pena experimentar as combinações e descobrir o que funciona melhor com seus amigos e com a sua família!

Quais são os sabores mais tradicionais de antepasto?

Como podemos ver, há uma infinita possibilidade de combinações de antepasto. Eles instigam diversas áreas de nosso paladar e podem incluir ingredientes doces, salgados, azedos, e por vezes, com delicada tendência amarga. O contraste e o equilíbrio são palavras-chave na composição desse tipo de prato.

Na Itália, os antepastos mais tradicionais dependerão muito da região em que o visitante está. A partir daí é possível conhecer um pouco mais das preferências daquele povo e começar a entender quais são as combinações mais famosas.

Qual é a melhor forma de consumir os antepastos?

Os antepastos são comumente consumidos antes das refeições principais em uma refeição tipicamente italiana. Por lá, as etapas são muito precisas e cada uma delas desempenha um papel único no grande momento que é o jantar ou almoço em família.

Na realidade brasileira, as coisas são um pouco diferentes apesar da grande influência italiana em nossa cultura. Por aqui, é possível consumir os antepastos antes do almoço ou em reuniões sociais com os amigos, para bater um papo descontraído e saborear um bom vinho e relaxar.

Gostou de conhecer mais sobre o antepasto? Agora, se aventure e comece a introduzir essa maravilha em sua alimentação! Lembre-se que o momento das refeições é muito importante para o nosso corpo e também socialmente, o que torna essencial aproveitá-lo com calma, e sempre acompanhado de bons vinhos.

Bom apetite!

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp