23/03/2021 às 10h08min - Atualizada em 23/03/2021 às 10h08min

Cerveja artesanal é cara?

Amanda Zavataro - Papo Sabor
Foto:divulgação


Sábado foi aniversário do meu namorado. Estávamos em Ibirama onde ele mora e fomos ao mercado comprar cerveja para o fim de semana. Nada de festas ou reuniões, obviamente. Mas comemoramos em casa, com os três amigos que moram com ele e as namoradas.

 Muitas pessoas dizem que cerveja artesanal é cara, por isso consomem as industriais. Vejamos.

A Pilsen da Eisenbahn estava na promoção por $4,99 a garrafa de 600ml. Ibirama é a cidade onde fica a fábrica da Handwerk. Lá em alguns locais tem Growlers (garrafas de vidro, cerâmica ou pet, próprias para armazenar cerveja fresca, tipo chopp) cheios da Pilsen deles: $12,50 com 1,5 litros. O preço por litro é o mesmo: $8,33. Lembrando que o valor da Eisenbahn era PROMOCIONAL.

Cervejas industriais estavam aproximadamente (garrafas de 600ml):

Original: $6,99
Skol: $6,09
Itaipava Premium: $6,49
Heineken: $9,49
Amstel: $5,99
Becks: $9,49
Baden Baden Cristal: $5,99
Brahma Duplo Malte: $6,65
Petra: $5,49

Compramos duas caixas com 6 garrafas da Eisenbahn e 2 Growlers da Handwerk. Nunca tinha comprado Growlers assim, já cheios previamente. Normalmente vou aos locais e enchem na hora, por isso queria provar e ver se teria diferença, perca na qualidade e principalmente carbonatação (o “gás”da cerveja, que produz a espuma, famoso colarinho).

Resultado: a Pilsen da Handwerk estava MUITO melhor. Mais fresca, mais saborosa, mais leve.

A Eisenbahn tinha sinais de oxidação. Traços de papelão molhado no aroma e no sabor. Esse processo acontece pela presença de oxigênio na cerveja que reage com outros compostos. Ao longo do tempo ou por condições de luz e calor no transporte/armazenamento trazem essa característica sensorial desagradável. Esse é um fator que independe da CERVEJARIA, por isso, não é falta de qualidade do produto em si. A Eisenbahn tem cervejas excelentes. Que fique frisado isso.

Como Sommelière, minha intenção não é denegrir as industriais. Sabemos que existe uma cerveja adequada para cada situação, para todos os gostos e bolsos.

O que gostaria de mostrar, é que cerveja artesanal não é cara. E que SEMPRE a melhor cerveja será a mais fresca (com exceção dos estilos que evoluem com o tempo como vinho, cervejas de guarda como chamamos). Por isso, a mais próxima de você provavelmente tem menos risco de sofrer com o tempo, calor, luz e outras situações de transporte e armazenamento. Mantendo assim sua qualidade e suas características originais. Por isso #bebalocal

* Você está em Balneário Camboriú/SC, é mulher e curte cerveja artesanal? Acesse @confrariamulherecerveja e vem com a gente!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp