23/03/2021 às 14h26min - Atualizada em 23/03/2021 às 14h26min

Aprenda a preparar - Costelinha suína:a queridinha dos churrasqueiros

Com preço acessível e diversidade de receitas, corte ganha espaço nas grelhas brasileiras

Alegra alimentos - Papo Sabor
Alegra alimentos
Foto:divulgação


Com o isolamento social e o maior tempo dentro de casa, o que também cresceu foi o uso do carvão e das grelhas. Para se ter uma ideia, pesquisas sobre churrasco no Google triplicaram em 2020 e continuam crescendo em 2021, assim como as vendas de utensílios e de insumos para o tradicional churrasco na brasa.

Com o aumento do preço da carne bovina, que subiu mais de 35% entre janeiro de 2020 e fevereiro último, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os cortes suínos vêm ganhando cada vez mais espaço na grelha dos brasileiros. 

Se antes a lista de cortes se resumia à carne bovina, com algumas pequenas exceções, como a linguiça e o coração de frango, hoje a diversidade de cortes é muito maior. Corte tradicional em pratos chineses e nos Estados Unidos, com o famoso molho barbecue, a costelinha suína, que já era muito presente nos preparos ao forno, virou a queridinha dos churrasqueiros do Brasil. 

O supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Alegra, Eliel Duarte, afirma que a carne é versátil, com possibilidade de preparo em diversos tipos de pratos. "A carne suína é fácil de trabalhar e funciona bem em vários tipos de preparo. Basta escolher os cortes certos e usar a imaginação para variar no cardápio", destaca. 

O produto in natura, sem processo de tempero ou industrialização, permite muitos tipos de pratos e criações. Para garantir a qualidade, o ideal é que o produto passe por um rigoroso controle de qualidade. Na Alegra, as peças que chegam ao consumidor não possuem hematomas, cartilagem e sangria, além de estarem dentro do padrão de tamanho.

Para inspirar, a Alegra disponibiliza duas receitas especiais. 

Costelinha ao molho barbecue:

Ingredientes:

- 1 costelinha suína Alegra

- Sal

- Pimenta-do-reino

- Páprica

- Limão 

- Alho 

- Molho barbecue

Molho Barbecue:

Ingredientes:

- 1/4 xícara de vinagre

- 1/4 xícara de catchup

- 1 cravo

- 3 colheres de açúcar

- 3 colheres de sobremesa de molho shoyu

- 2 colheres de azeite

- 1 alho batido

- 1 cebola

- 1 colher de sobremesa de suco de limão

Modo de preparo

Costelinha

  1. Coloque a peça inteira em um recipiente e tempere com sal, alho, pimenta do reino, páprica e suco de limão. Deixe descansar por aproximadamente uma hora.
  2. Para assar, enrole em papel alumínio e deixe na brasa por aproximadamente duas horas, virando-a após uma hora de churrasqueira.  
  3. Desembrulhe a peça do alumínio e passe o molho barbecue na carne. Coloque na grelha novamente para dourar por cerca de 5 a 7 minutos em cada lado. 
  4. Aproveite o que sobrou do molho para passar na carne já assada.

Essa receita também pode ser feita no forno seguindo as mesmas instruções de preparo.  

Modo de preparo do molho

  1. Refogue o alho e a cebola no óleo. 
  2. Junte todos os outros ingredientes e espere incorporar.
Bom apetite!
Clique e  Leia também...
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp