22/03/2021 às 14h18min - Atualizada em 24/03/2021 às 08h27min

Consumo de vinho: quais são os benefícios à saúde?

O consumo de bebidas alcoólicas está associado a reações negativas, mas nem sempre é assim: pequenas doses de vinho podem ser benéficas ao organismo

DINO
http://topwines.com.br


Quando o assunto é o consumo de bebidas alcoólicas, reações negativas costumam vir à tona. Ainda assim, o vinho mostrou-se diferenciado nesse quesito. Inclusive, é possível afirmar que o vinho traz diversos benefícios à saúde.  

Entre as substâncias mais conhecidas da bebida, está o resveratrol - um polifenol encontrado na semente das uvas com função de forte antioxidante. Além disso, já existem estudos que comprovam os benefícios que o consumo moderado pode oferecer: entre eles, está a confirmação do uso medicinal da bebida há mais de 2 mil anos, realizada pelo nutrólogo José Marcelo Natividade.

Quais os benefícios do vinho à saúde?

Diante do cenário, os estudos para compreender os efeitos do vinho no organismo não param. Na escola de medicina da Universidade de Boston, foi comprovado que o consumo moderado pode levar a melhores resultados em testes de habilidade, emoção e mobilidade na meia-idade. 

Inclusive, existe a recomendação da dose diária de, no máximo, duas taças por dia, de acordo com os experimentos do laboratório da Universidade de Alberta, no Canadá. Ou seja, com um pouco da bebida já é possível obter benefícios. Entre eles, estão: 

Controle do corpo

O vinho pode contribuir para o aumento dos níveis de HDL, “colesterol bom”, ao mesmo tempo em que inibe a oxidação de LDL, o famoso “colesterol ruim”, nas artérias. Além disso, o antioxidante composto no vinho também diminui os níveis de açúcar no sangue e, por isso, pode reduzir a pressão arterial. 

Redução de inflamações

Por possuir alto nível de ações anti-inflamatórias, o vinho pode reduzir inflamações e apoiar o controle de doenças crônicas. Isso acontece por conta das propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. 

Apoio para engravidar

Um estudo realizado pelo Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês, com 30 mil mulheres, comprovou que beber vinho regularmente diminui cerca de um terço do tempo de espera para engravidar. 

Acompanhamento

Apenas o consumo de bons vinhos não é suficiente para prevenir a saúde e problemas que possam surgir, para isso é preciso manter uma rotina de exercícios, boa alimentação e, claro, utilizar a bebida como ferramenta de tratamento diante de acompanhamento e indicação médica. Ainda assim, o vinho pode ser um aliado para uma rotina mais saudável. 

Considerando que ao menos 30 milhões de brasileiros consomem vinho ao menos uma vez por mês, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a TopWines criou seu clube de assinatura com o intuito de unir os apreciadores ao redor do Brasil, possibilitando o acesso a diferentes rótulos, origens e sabores.  

A proposta é garantir que seu público conheça o que consome e deguste cada tipo de vinho, desde o aroma até o sabor único de cada um. Seja para incluir na rotina ou presentear alguém querido. 

Para saber mais, basta acessar: topwines.com.br.



Website: http://topwines.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp