27/03/2021 às 20h55min - Atualizada em 27/03/2021 às 20h55min

Aproveite a safra do camarão e aprenda como utilizá-los em receitas.

Entre fevereiro e maio, o crustáceo estará com o máximo de sabor e disponível a preço mais acessível

- Papo Sabor
Isabela Alimentos
Divulgação Isabela


A safra do camarão já começou, permanecendo até 31 de maio. Durante essa época, os camarões se reproduzem com mais facilidade e o clima é mais propício para a pesca. Por isso, o crustáceo se torna mais saboroso e ainda pode ser encontrado facilmente, com preço mais acessível. Os camarões podem ser utilizados em diversos tipos de receitas, das mais simples às mais elaboradas. Entretanto, exige alguns cuidados no preparo para que uma textura macia se mantenha, além do seu sabor inigualável.

Existem alguns truque simples que facilitam o preparo dos camarões, como deixá-los de molho na salmoura por 30 minutos. Esse processo é importante par que o camarão permaceça macio e harmonize perfeitamente com diferentes ingredientes. Confira abaixo como fazer:

1º Passo:
Prepare a salmoura: para cada ½ kg de camarão, misture em uma vasilha grande 2 litros de água, ¼ de xícara (de chá) de sal e ¼ de xícara (de chá) de açúcar. Misture bem.

2º Passo:
Deixe de molho: coloque os camarões já limpos e descascados na salmoura e deixe repousar por 30 minutos.

3º Passo:
Escorra, seque e cozinhe: use uma peneira para escorrer os camarões. Em seguida, seque com papel-toalha. Pronto! Você já pode usá-los em sua receita predileta.

Para colocar as dicas em prática, a Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, sugere uma receita de Espaguete com Camarão Picante, com a harmonização perfeita dos camarões com vinho branco.
 

Ingredientes:
Para o molho:
500 g de camarões médios limpos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
¼ de xícara (chá) de vinho branco
4 tomates italianos bem maduros picados
1 pitada de açúcar
½ colher (sopa) de Lemon Pepper
5 colheres (sopa) de cebolinha picada
Sal a gosto

Para a massa:
½ embalagem de Espaguete com Ovos Isabela (250 g)
1 colher (sopa) de sal

 

Modo de Preparo:
- Tempere o camarão com o Lemon Pepper e reserve em geladeira para tomar gosto por 15 minutos.
- Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor. - Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto. Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.
- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.

Dica do Chef: se você gosta de um toque mais picante, use o dobro da quantidade de Lemon Pepper na hora de temperar os camarões.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Gostou da dica? Inspire-se e compartilhe. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp