13/04/2021 às 13h28min - Atualizada em 13/04/2021 às 13h28min

Nosso grão de cada Dia!

Não é uma solução, mas faz o seu dia ficar melhor onde estiver, é nosso queridinho, esbanja um aroma fascinante e conquista corações.

- Papo Sabor
villacafe
Foto: divulgação


 Já sabe de quem estou falando? Do nosso grão de cada dia, o café!

Hoje dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. 

Separamos aqui 3 dicas de como escolher cafés ideais para seu paladar:

O café é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pela humanidade. Rico em nutrientes, ele nos acompanha em diversas ocasiões, como nas manhãs antes do trabalho ou durante as tardes, quando a energia diminui. No entanto, saber como escolher cafés não é uma tarefa fácil, porque o grão é complexo e tem uma grande quantidade de compostos aromáticos — mais de 800, enquanto o vinho tem cerca de 200.
Pensando nisso, preparamos aqui algumas dicas importantes sobre este grão tão precioso. Aproveite!

Características de um bom café:
Entender o que dá ao grão de café o sabor e aroma singulares é compreender a sua complexidade. Por isso, neste tópico vamos apresentar os fatores que conferem à bebida as notas de sabor único, para que você possa descobrir o que faz sua xícara diária tão boa.

Primeiro, é preciso entender que existem dois aspectos que afetam o sabor do café: a origem (onde é cultivado) e como ele é torrado. Mais de 50 países produzem café e cada um é diferente — por isso, é importante escolher grãos de origem única, pois as misturas podem fazer com que percam suas características.

A seguir, apresentaremos as principais características que garantem a qualidade da bebida e que você deve conhecer antes de entender como escolher cafés.

Sabor:Esse termo inclui todos os outros parâmetros, sendo uma avaliação geral. Frequentemente, o sabor é medido em comparação com um padrão.
Aroma:Essa característica é a união de todos os elementos perceptíveis pelo olfato. Alguns cafés têm o aroma mais pronunciado — e uma acidez maior permite a melhor percepção desse aspecto. Alguns aromas encontrados são: cítrico, frutado e achocolatado.

Doçura:A doçura do café é sentida na ponta da língua e pode oscilar entre nula e alta. Esse elemento vem dos grãos maduros e da caramelização que ocorre durante o processo de torra. Cafés que exibem uma doçura mais acentuada podem ser bebidos sem adição de açúcar.
Acidez:É sentida nas laterais da língua e p ponto de torra tem uma grande influência nessa característica. Quanto mais clara for a torra, maior é a acidez que a bebida apresenta — e o inverso também acontece. Uma acidez cítrica e fresca é desejável e dá ênfase ao café. Por outro lado, o sabor azedo não é agradável ao paladar.

Corpo:Essa característica se refere à sensação provocada na boca pela persistência no paladar. Em geral, a bebida apresenta corpo leve, médio ou encorpado, variando de acordo com o tipo de blend (mistura de grãos) do café.
Bebidas mais viscosas e “pesadas” na boca têm corpo maior, enquanto as leves e “delicadas” apresentam menos corpo. Pontos de torra mais escuros produzem cafés mais encorpados.

Amargor:Esse gosto é produzido pela cafeína e é sentido no fundo da língua. Cafés de melhor qualidade costumam ter o amargor leve e equilibrado.
Sabor residual:Por fim, esse atributo é a sensação deixada na boca após o café ser tomado. A avaliação completa é feita com relação a quanto tempo o sabor permanece, desde as primeiras percepções aromáticas até seu fim.

Como escolher cafés de acordo com o seu paladar?

Além de conhecer e entender as características dos cafés, é importante saber identificar, pelo rótulo, a qualidade dos grãos usados no blend. Os tipos especiais são, em geral, 100% Arábica — pois seus grãos têm sabor e aroma marcantes e são ideais para a produção de bebidas gourmets.

Suas características mais específicas são o aroma e o sabor adocicados mais intensos. Apresentam 50% menos cafeína que o Robusta — outro blend muito comum —, são ligeiramente ácidos e têm notas aromáticas que lembram cacau, caramelo e castanhas. A bebida que se obtém depois da torra do Arábica é indicada para quem gosta de cafés mais adocicados.

Já as bebidas produzidas com grãos torrados da variedade Robusta são caracterizadas pela encorpadura e gosto achocolatado, com sabor residual persistente. Agora vamos dar 3 dicas para você saber como escolher cafés de acordo com as preferências de seu paladar. Confira!

1. Cafés fortes:
Quem gosta de bebidas fortes deve optar por expressos, como o Santa Origem, ou cápsulas do Intenso. Seus grãos não são diferentes dos usados nos demais cafés. A diferença que ocorre no gosto e no aroma é graças ao método usado na preparação dos expressos: eles são feitos com a passagem de água quente (mas não fervendo) sob alta pressão pelos grãos moídos.
Esse processo garante uma bebida de mais qualidade e com sabor acentuado, pois todas as características dos grãos são aproveitadas e o líquido fica mais encorpado do que o tradicional café coado.

2. Cafés com sabores complexos:
Seu paladar prefere sabores complexos? Então procure pelos cafés de microlotes. Eles são produzidos em pequenos lotes com garantia de origem, qualidade e excepcionalidade. A experiência de degustar essa bebida proporciona um prazer único, uma vez que o café não apresenta misturas de origens e características e, por isso, são completos em sua essência.
Além disso, o consumidor final tem acesso a todas as informações da bebida, como a sua origem, a garantia de qualidade, o meio de produção, a forma de colheita, a secagem e, também, a história por trás de cada grão.

3. Cafés com doçura elevada:
Acrescentar açúcar ou adoçante ao café altera o sabor da bebida. Por isso, quem gosta de bebidas doces deve optar por rótulos 100% Arábica, que apresentam doçura destacada — como o Café Gourmet Torrado e Moído Villa Café. Com sabor incrível, esse blend proporciona uma experiência incomparável para os apaixonados por cafés doces.
Já quem gosta de cafés adocicados, mas que preservam um gosto pronunciado, pode escolher o café gourmet com torra média, que garante doçura destacada e sabor acentuado.

Devido à complexidade da bebida, nem sempre sabemos como escolher cafés adequados ao nosso paladar. Por isso, conhecer suas principais características e tipos de blend é fundamental para que os sabores e aromas se encaixem ao seu paladar. Dessa forma, a experiência de apreciar um bom café — independentemente da ocasião ou do período do dia — torna-se ainda mais especial.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp