15/04/2021 às 09h23min - Atualizada em 15/04/2021 às 09h23min

​Aprenda dicas para montar a salada perfeita!

- Papo Sabor
Precolandia
Foto:divulgação


Hoje em dia, muitas pessoas tem optado por pratos leves e que contribuam para um estilo de vida mais saudável. A salada é uma excelente opção e, por isso, se você sempre quis aprender como preparar uma, agora é a hora.

Separamos aqui  algumas dicas que vão te ajudar muito na hora de preparar sua refeição.

1º) Escolha boas folhas:

Escolher boas folhas para a sua salada é essencial. Além de serem alimentos pouco calóricos, também são ricas em fibras e diversas vitaminas e minerais. Elas são perfeitas para quem busca emagrecer, uma vez que contribuem com a sensação de saciedade e reduzem o apetite.
Você também pode preparar um mix de folhas, pois muitas folhas escuras são ricas em minerais específicos, como o cálcio. Alguns exemplos que não podem faltar no seu prato são a rúcula, o agrião, a acelga, o alface, o almeirão, dentre muitas outras. Ah, uma dica para limpar e secar as folhas é utilizar uma centrífuga manual.
Assim como as folhas, bons vegetais também fazem toda a diferença, pois possuem carboidratos que irão balancear a sua dieta. Eles são responsáveis por proporcionar grande parte da fonte de energia do nosso organismo. Você pode consumi-los cru ou cozidos, tudo vai da sua preferência.
Cada um deles possui nutrientes específicos e nesse caso, se você precisa por uma maior quantidade de um determinado nutriente, pode optar por alimentos com mais carboidratos, como a batata, a abóbora, o cará, o inhame, a mandioca, etc. Entretanto, se precisar de uma quantidade menor, a abobrinha, o brócolis, a cenoura e o chuchu também são ótimos.

2º) A proteína é indispensável:

Contar com uma boa proteína na sua salada, também é indispensável. Isso porque ela complementa e supre diversas necessidades do nosso organismo. Algumas ótimas opções para compor o seu prato são o peito de frango desfiado ou cozido em tiras. Além disso, você também pode apostar em atum, salmão, tofu, etc. A ideia é montar um prato saudável e equilibrado, então evite os embutidos, como peito de peru, presunto, dentre outros.

3º) Molhos para dar sabor:


Foto:divulgação

Contar com um molho super saboroso faz toda a diferença na hora de montar a sua salada (aliás, não estamos falando de molhos prontos, cheios de gorduras trans). Além de manter o equilíbrio do prato, o molho ainda contribui para o paladar.

O azeite é fonte de gordura saudável, portanto, é sempre uma boa opção para temperar a sua salada. Além dele, o limão e o vinagre também são excelentes para ressaltar o gostinho dos ingredientes. Misturando os 3, você obtém um molho simples, básico e super saudável.
Complementos para finalizar

Por fim, mas não menos importante, alguns complementos podem deixar a sua salada ainda mais gostosa e cheia de sabor. Você pode optar por ingredientes como gengibre, castanhas, nozes, sementes dos mais variados tipos e cogumelos. Tudo vai do seu gosto e da sua preferência.

Agora que você já sabe como montar uma salada perfeita, vai ficar ainda mais fácil se deliciar com um prato leve e cheio de sabor.
E para você, o que não pode faltar na sua salada? 

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