04/05/2021 às 10h25min - Atualizada em 04/05/2021 às 10h25min

Que tal preparar uma deliciosa YAKISOBA

Prato asiático mais conhecido no Brasil, o Yakisoba já é sucesso por aqui e está no cardápio das famílias e dos restaurantes e food trucks país afora.

- Papo Sabor
Utilplast
Foto: divulgação


Não é difícil entender o sucesso – um prato feito com ingredientes do dia-a-dia e técnicas fáceis, que leva macarrão, vegetais e proteínas banhados em um molho doce e frutado. Para melhorar, o prato ainda é democrático e fácil de personalizar com quaisquer vegetais ou proteínas que você tenha em mãos. Deu água na boca? Então prepare o mise en place e fique de olho nas dicas.

USE UMA PANELA GRANDE
O prato tem muitos vegetais, além do macarrão e da proteína e é importante que você tenha um bom espaço para cozinhá-los, como uma frigideira ou uma grande wok, para que todos os ingredientes tenham contato com a superfície quente.

ORDEM DE COZIMENTO
Um bom Yakisoba tem textura crocante e agradável nos vegetais, por isso é importante começar a fritar primeiro os vegetais mais duros e que demoram mais para cozinhar, antes de adicionar os ingredientes mais macios. Outro segredo do Yakisoba perfeito é fritar o macarrão, que deve ser preparado separadamente dos vegetais, para manter a crocância. “Soba” significa macarrão de trigo sarraceno e Yakisoba significa justamente “macarrão de soba frito”.

O MOLHO É FUNDAMENTAL
Se dá para variar bastante nos vegetais, para o molho aposte na versão clássica com molho de soja (shoyu), óleo de gergelim e molho inglês para garantir ao prato o sabor tradicional oriental.

INGREDIENTES:

1/2 repolho verde
1/2 pimentão vermelho
1 cebola grande
2 cenouras
1 brócolis
1 dedo de gengibre fresco
4 xícaras de acelga picada grossa
400gr de peito de frango
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
400gr de macarrão para yakisoba
1 colher (chá) de óleo de gergelim
1/4 xícara de molho de soja (shoyu)
1/4 xícara de molho inglês
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta a gosto
gergelim torrado (opcional)
cebolinha (opcional)

Antes de começar, prepare o frango e os vegetais. Descasque o gengibre com um descascador de vegetais ou com o lado de uma colher e rale-o fino. Descasque as cenouras e corte em tiras. Remova a parte central do repolho e corte em tiras finas. Corte a cebola e o pimentão em tiras finas e a acelga em pedaços grandes. Separe o brócolis em floretes e faça alguns cortes (sem deixar muito pequeno). Corte o frango em tiras médias e tempere com sal e pimenta.

Prepare o molho:
Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o molho inglês, o amido de milho e o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar. Reserve.

Com o mise en place pronto, é hora de cozinhar o macarrão. Na água fervente, adicione a massa e, com um pegador, mexa até ela se soltar. Uma grande quantidade de água, cerca de 2 litros, facilita a manipulação. Depois de cozido al dente, escorra, lave com água fria para interromper o cozimento e reserve.

Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira grande ou wok em fogo médio-alto. Quando o óleo estiver quente, adicione o gengibre ralado, refogue de 30 segundos a um minuto. Adicione as tiras de frango e cozinhe até mudar de cor (cerca de cinco minutos). Assim que o frango estiver cozido, junte a cebola e refogue. Comece a adicionar os vegetais pela ordem de cozimento – do mais duro para o mais macio. Comece pela cenoura, deixando cozinhar por uns 2 minutos. Na sequência adicione o pimentão, o repolho e a acelga por último. Cozinhe até que eles estejam cozidos e al dente. Retire da panela e reserve.

Retorne a frigideira ou wok para o fogo, junte um pouco de óleo de gergelim e adicione o macarrão cozido e escorrido, mexa para desgrudar os fios e deixe fritar por 2 minutos, mexendo sempre para não grudar. Retorne os vegetais com o frango para a panela e acrescente o molho, mexendo bem para cobrir tudo. Aqueça apenas alguns segundos e sirva em seguida.

Dicas:
Use pequenos bowls para servir – fica uma graça!
Se quiser, finalize com gergelim ou cebolinha no prato.
Aposte na versatilidade! Para uma versão vegetariana, substitua a proteína por cogumelos. Nos vegetais, use o que tiver em mãos e experimente variações com brotos, como o de feijão. Na proteína, dê uma chance para cortes suínos, como lombo.
Se gostar de versões picantes, acrescente pimenta sriracha.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp