20/05/2021 às 10h46min - Atualizada em 20/05/2021 às 10h46min

Harmonização com cerveja Malzbier: o que combina?

- Papo Sabor
Centralbrew.com.br/
Foto/;divulgação


Saber harmonizar perfeitamente o sabor de um alimento ao da cerveja é uma arte cada vez mais dominada pelos amantes da bebida.

A combinação exata faz toda a diferença na experiência de degustação da cerveja, por isso, separamos algumas dicas de harmonização com o estilo Malzbier, para que você possa aproveitar todo o potencial da cerveja preta.

Principais características da cerveja Malzbier

A cerveja de origem alemã possui um sabor totalmente adocicado, coloração escura e baixo teor alcoólico, não chegando a 2%.

Quando se popularizou no Brasil, a Malzbier foi considerada tão fraca, que era comercializada como um tônico, ao invés de cerveja, além de ter sido indicada para trabalhadores, crianças e gestantes. Atualmente, é reconhecida como cerveja e contraindicada para menores de 18 anos e gestantes.

A fermentação da Malzbier é bem comum, realizada com pouco lúpulo. A diferença está no pós, quando a cerveja é refrigerada acima do ponto de congelamento, mantendo a levedura inativa. Esse processo é um dos fatores que conferem o sabor e aroma adocicado a este tipo de cerveja.

Na versão brasileira da cerveja Malzbier, ainda são adicionados xarope de açúcar e caramelo após a filtração, o que causa a coloração escura e uma espuma cremosa e duradoura, características incomuns em uma cerveja que não conta com o malte tostado em sua receita.

O que é harmonização?

A harmonização entre comidas e bebidas ocorre quando o sabor de um não se sobrepõe ao do outro, conservando as características principais da cerveja e do alimento. Um exemplo clássico de harmonização é entre a cerveja de trigo com o churrasco, pois a carne não leva tanto tempero e a bebida é mais leve.

Para que a harmonização seja perfeita, também é preciso levar em consideração os contrastes entre os sabores, por exemplo, alimento picante combina com uma cerveja refrescante, alimento gorduroso pede uma cerveja mais gaseificada, e assim por diante. Além disso, combinar a coloração da cerveja com a coloração do alimento costuma ser uma boa tática.

Como harmonizar a Malzbier?
Devido ao sabor doce presente na cerveja Malzbier e a falta quase total de amargor, esse estilo é indicado para acompanhar pratos doces, como tortas (especialmente as de frutas vermelhas), bolos, pizzas doces, sorvetes, cheesecakes, chocolates, apfelstrudel, entre outros.

Mas para quem prefere que a cerveja Malzbier seja acompanhada de um prato salgado, uma boa pedida é um pato com laranja ou um caldo de mocotó.

E aí, já sabia como harmonizar a cerveja Malzbier? Comente quais outras combinações você conhece!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp