MENU

03/06/2021 às 16h53min - Atualizada em 03/06/2021 às 16h53min

O vinho ensina que, quanto mais você estuda, menos você sabe!

O argentino fala aqui sobre sua carreira, formação e sua missão como Sommelier

Claudio Carada - Papo Sabor
Foto:divulgação


Mário Raul Leonardi nascido na cidade de Lobos na província de Buenos Aires mas morou na capital Argentina por 7 anos antes de vir para o Brasil em 2008. O sommelier formado na Escuela Argentina de Sommeliers, com título chancelado pela Universidad Católica de Cuyo, San Juan, Argentina, e título internacional de sommelier outorgado pela Escola de Restauració i Hostalatge de Barcelona, España, pela Unión Asociaciones Españolas de Sumilleres e pela A.S.I. Association de la Sommellerie Internationale.

Realizou diferentes trabalhos na Argentina: foi sommelier de conceituadas vinícolas, entre elas Bodega Norton (2005-2008), ministrante de cursos, palestras e degustações de vinhos, além de oferecer trabalhos de consultorias e trabalhar como colaborador de revistas especializadas e marketing de vinhos, entre outros.

Desde 2008 reside no Brasil, onde foi mâitre e sommelier de um resort em Governador Celso Ramos (SC), realizou diversos trabalhos em lojas de vinhos e em um bar e restaurante em Florianópolis (SC), do qual foi sócio-proprietário.

É fundador do ‘Missão Sommelier desde 2011, se prepara já para comemorar um década de escola em agosto deste ano. Mário também realizou um programa de TV também em Florianópolis (SC) e possui 20 anos de experiência em organizar e ministrar cursos de vinhos.

Hoje Mário oferece diferentes serviços relacionados a bebidas, como cursos, workshops e palestras, consultoria para lojas e restaurantes, organização de eventos empresariais e particulares, além de escrever artigos para seu site pessoal e outros meios de comunicação.

Em 2016 escreveu seu primeiro livro ‘Como e porque degustar vinhos’ e em 2018 lançou seu segundo livro "Vinhos: arte e ciência da degustação".
Nos últimos anos realizou vários cursos de especialização em vinhos e outras bebidas e continua capacitando-se tanto no país como no exterior.

Foto:divulgação 

Mário Raul Leonardi nos deu a honra de responder algumas perguntas, exclusivamente para o Papo Sabor, confira abaixo a entrevista:
 

1 - PS - Como surgiu seu interesse por vinhos?
 
O vinho sempre fez parte da minha alimentação. Na Argentina se bebia vinho tanto no almoço como no jantar e mesmo sendo criança bebia misturado com bastante água. Me chamava muita atenção a grande quantidade de rótulos que haviam nos supermercados e em lojas especializadas e eu gostava de provar diferentes tipos de vinhos. Comecei a comprar livros, estudar e me formei como sommelier.

Já fazem 20 anos que exergo a profissão, com experiência em diversas áreas.
 
2- PS- Nesse início de carreira você participou de algum campeonato?
 
Nunca competi, mas já participei como sendo parte de um júri.
 
3- PS- Quais os seus planos para 2021 e 2022?
 
Com a pandemia muitas coisas mudaram. Cursos que eram presenciais se tornaram online, como também eventos corporativos, consultorias e outros.
Eu já realizava atividades online desde 2016, mas agora a demanda tem crescido muitíssimo, portanto o plano para este ano é aperfeiçoar e oferecer mais serviços online com a mesma qualidade dos presenciais. Para 2022, voltar com atividades presenciais como o curso de formação de sommelier realizado anualmente em Florianópolis.
 
4- PS - Como é seu trabalho na Missão Sommelier?
 
Missão Sommelier é uma empresa que começou em 2011 que oferece diversos serviços relacionados principalmente ao mundo dos vinhos, como cursos, consultorias e eventos. Eu participo de todos os trabalhos, de uma forma ou outra, mas temos colaboradores que também ministram aulas, organizam eventos e participam das consultorias. Além disso, realizo trabalhos em parceria com outras empresas.    
 
5- PS- O que você pensa sobre a qualidade do vinho brasileiro?
 
O vinho brasileiro tem crescido muito em qualidade e acredito que continuará nesse caminho. Sempre destaco o nível de qualidade atingido por alguns vinhos espumantes, dos quais gosto muito. É claro que há bons brancos e tintos também. Tenho me interessado muito por vinhos produzidos com uvas italianas, como os que estão sendo elaborados por vinícolas de Santa Catarina.   
 
6- PS- Como um sommelier deve montar uma carta de vinhos?

 
Há muitas formas de montar uma carta de vinho e diversos critérios. Não há uma receita. Geralmente se leva em consideração o tipo de estabelecimento, proposta gastronômica, perfil do público alvo, local e demais. O importante é que tenha uma proposta clara e bem apresentada. Não precisa ter muitos rótulos, porém a seleção dos vinhos deve ser criteriosa. Há bastante trabalho detrás de uma boa carta de vinhos. É um dos trabalhos essenciais do sommelier.
 
7- PS- Quais são suas preferências pessoais em termos de vinhos?

Gosto de todos os tipos de vinhos, mas os espumantes são meus favoritos e obviamente dentro dessa categoria escolho os champagnes. Acho que poucos vinhos podem entregar o equilíbrio, a sutileza e a elegância que possuem alguns Champagnes.
 
8-  PS- Com o novo normal, quais as tendências no mercado do vinho?
 
Tenho escutado várias opiniões sobre esse tema, mas acho que não é tão fácil falar de tendências. Ainda estamos em meio a pandemia, há muitas incertezas e muitos desafios que o setor ainda enfrentará. Algo esperado é que os consumidores continuem tomando vinhos em casa. Muitas pessoas no Brasil consumiam vinho somente em algum festejo ou quando iam a um restaurante. Com a pandemia isso mudou e eu acho que seria muito bom que o brasileiro criasse o hábito de acompanhar o jantar com uma taça de vinho.   

Missão Sommeier -  Muito mais que vinhos

contato@missaosommelier.com.br
Telefone: (48) 98813-9427



Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e apreciadores do vinho.. e leia também...


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp