MENU

04/06/2021 às 17h07min - Atualizada em 04/06/2021 às 17h07min

Você já ouviu falar no novo estilo de alimentação Plant Based?

- Papo Sabor
Nutri Lara Liz
Foto:divulgaçao


É uma dieta baseada em vegetais e alimentos integrais em sua forma mais natural, não refinada e minimamente processada, incluindo o mínimo possível de alimentos industrializados e de origem animal. Sua maior motivação seria a busca pela saúde física, mental e do planeta, diminuindo impactos ambientais causados pela produção agroindustrial de carne e leite, por exemplo.

O que inclui esse novo estilo de vida?
Baseada em hortaliças, frutas, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos integrais e leguminosas, tem como objetivo diminuir o máximo possível de proteína animal de qualquer tipo e também alimentos altamente refinados, como farinhas brancas, açúcar refinado e óleos. 

É uma vertente do veganismo ou vegetarianismo?
São estilos de vida e motivações diferentes! Há praticantes do plant-based que consomem alimentos de origem animal (ovos, mel e laticínios), e há, ainda, os que eventualmente ingerem carne, mas em quantidade bastante reduzida. O que todas as vertentes têm em comum é a preferência por alimentos e produtos in natura ou minimamente processados (sem refinamento ou aditivos).

Mas e o que vou poder consumir nessa dieta nutri? Não vai pesar muito no bolso?

Noasa Nutri Lara Liz dia: Saiba como procurar!

Foto:divulgação


FRUTAS, LEGUMES E FOLHAS: prefira sempre os que estão na época! Além de mais baratos, estão mais frescos e foram colhidas respeitando o seu ciclo natural.

GRÃOS: aproveite os da sua região! Feijão carioca, feijão preto, lentilhas e grão de bico são ótimos exemplos.

ERVAS E TEMPEROS: que tal tentar fazer sua horta em casa com os temperinhos que mais usa? Mesmo em espaços menores como apartamentos, plantinhas como manjericão, hortelã e orégano podem se adaptar a vasos menores! Nada como colher direto do pé e finalizar seus pratos com eles frescos.

Quais os benefícios e malefícios dessa nova dieta?
Muitos estudos mostram que há redução de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças do coração, alzheimer e até mesmo câncer em adeptos a alimentação plant based! Sem dúvidas, é um estilo de vida super saudável!

Porém, assim como qualquer dieta, para não haver carências nutricionais, deve ser acompanhada de perto pelo seu nutricionista! Assim, vocês juntos podem corrigir possíveis deficiências e escolher os alimentos ou suplementações corretos para que você possa aproveitar todos os benefícios desse novo estilo de vida!


Leia também...
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp