MENU

27/06/2021 às 19h14min - Atualizada em 27/06/2021 às 19h14min

Eduardo Araújo

Sommèlier

Claudio Carada - Papo Sabor
Foto:divulgação


Ex-estudante de Educação Física, Eduardo Araújo comanda o seu The Wine Pub, com uma unidade  na praia Brava e em Floriopa na Mercadoteca que  já pensa em expandir o negócio para as franquias.  Ele que já trabalhou como sommelier para o Grupo Miolo, hoje  visita regiões produtoras com frequência e vinícolas em torno do mundo.

Foto:divulgação

Eduardo já recebeu o título de melhor sommelier de vinhos portugueses no Brasil e foi escolhido pela revista Prazeres da Mesa sommelier do ano.

Tem certificações nos institutos WSET e Court of Master Sommelier. Nas duas unidades do Wine Pub, administra 200 rótulos de 17 países.

Aperar de ter sido premiado com a viagem e convidado como jurado , no  Cata d'or Wine Awards Chile,  Araujo acabou prorrogando  sua ida por causa da Pandemia .


Desde 2004, o catarinense Eduardo Araujo trabalha com vinhos. Em 2007, formou-se sommelier pelo Senac e, em 2010, obteve o certificado de sommelier pela Court of Master Sommeliers na Califórnia, além de ter o nível 3 do WSET. Já fez viagens de estudos para 17 países produtores de vinho e estágio em uma vinícola na Borgonha, em 2017.

Foto:divulgação 

Hoje, ele é sócio do The Wine Pub  junto com o Pai, Fernando Araujo, em Florianópolis, cuja carta recebeu o Grande Prêmio de Excelência em Carta de Vinhos da revista Prazeres da Mesa. São duas unidades em Santa Catarina. Um dos diferenciais do The Wine Pub é a grande oferta de vinhos em taça. Além disso é sócio da Importadora Cellar Vinhos.

Além do wine bar, Eduardo Araujo é professor da Enocultura, Certified Educator do WSET, coordenador do curso de Formação Profissional de Sommelier de Florianópolis.


Foto:divulgação

Ele foi eleito melhor sommelier do Brasil para vinhos de Portugal em um evento organizado pela Viniportugal, em 2017, além de ser jurado no Concurso de Vinhos de Portugal.

Em entrevista exclusiva para o Papo Sabor Eduardo fala sobre carreira, vinhos e regiões que já visitou, confira abaixo:

PS - O que motivou você a seguir a carreira de sommelier?   
Foi uma motivação que veio por acaso quando sai da faculdade de educação física para trabalhar numa multinacional de bebidas, ela havia comprado uma divisão de vinhos e estudei para aprender a vender melhor. Posteriormente fui chamado para trabalhar numa grande vinícola nacional e montamos uma loja/distribuidora, a demanda fez com que eu buscasse algum curso e coincidentemente na época o SENAC fez o primeiro Curso de Sommelier do estado.

PS - Como foi, para você, desbravar outras regiões importantes da vinicultura aqui na
América do Sul e no resto do planeta? 
O vinho é muito ligado ao terroir (terra, clima, uva e cultura locais) apenas ler livros e a interpretação daquela pessoa sobre o assunto é muito raso a partir do momento em que você busca ainda mais informação e tem mais curiosidade. Conheci 17 países produtores de vinhos e ver cada realidade, cada cultura foi fundamental para ter ainda mais conhecimento.

PS - Quais são os critérios para criar a harmonização perfeita?
Acho que tudo parte do gosto pessoal, a subjetividade do gosto é muito importante. Mas, fatores como equilíbrio de estruturas, sabores complementares e características que "melhoram" umas as outras devem ser observadas, mas sempre digo que não devemos criar muitas barreiras num mercado tão iniciante.

PS - Como você define a carta de vinhos do The Wine Pub?
Uma viagem ao mundo do vinho. Temos vinhos para todos os bolsos e gostos. É uma lugar em que instigamos a sair do senso comum e conhecer novidades.

PS - Quais os desafios de trabalhar com vinhos em taça?
O costume do consumidor em beber sempre os mesmos rótulos e a mesma coisa. Lógico que ter vinhos que aguentem o processo de abertura e venda em taça e também tentar controlar os custos para ter valores justos pro cliente.

PS - Ao que deve o reconhecimento que tem hoje?
Muito estudo, muitos erros que levaram ao aprendizado e principalmente  a cabeça aberta a novidades de olho sempre lá fora, buscando tendências e trocando ideias com os mais diversos profissionais.

PS - Quais as preferências dos seus clientes (região ou estilo de vinho)?
Hoje Portugal tem sido uma grande descoberta pra todos e o resultado tem sido muito bom com os feedbacks. Mas, talvez Brasil seja uma das maiores suspresas com a aceitação ultimamente.

PS - Quais as suas regiões vinícolas favoritas?
Sem dúvidas as regiões Francesas. Não tem como não citar a Borgonha, mas podemos lembrar do Rhône e Loire por exemplo. Ah, Portugal gosto muito de Dão e Bairrada.

PS - Estudar é tão importante quanto experimentar novos vinhos a todo momento?
Sim, os dois caminham lado a lado, teoria não é nada sem prática e vice-versa. E não adianta só experimentar rótulos ícones, o mercado é feito de descobertas em todos os níveis de preços

PS - Trata-se de um consenso ou de uma nova maneira de beber vinho para uma parcela dos consumidores?
O vinho está cada vez mais no dia a dia e não só em comemorações e jantares especiais. Vejo cada vez mais pessoas fazendo um churrasco com amigos e abrindo uma garrafa então acredito que o vinho em taça seja uma grande realidade também

PS - Você tem vinhos favoritos? Pode falar sobre alguns deles?
Acompanham muito as minhas regiões preferidas. Poucos países fazem brancos brancos tão bons pelo preço quanto Portugal, meus preferidos vem da Bairrada e Dão . Mas, poderia (se o bolso permitisse) passar a vida toda bebendo Borgonhas. Não só gosto muito como tenho uma ligação pessoal com a região, pois foi onde fiz um estágio e produzi vinhos.

Confira, a seguir, 5 rótulos de diferentes regiões sugeridos por Eduardo Araujo, com preços em torno de até R$ 100:


Ameal Bico Amarelo - Vinho Verde (Qualimpor)
Vallontano Tannat - Serra Gaúcha (Vallontano)
Bueno Bellavista Pinot Noir - Campanha Gaúcha  (Bueno wines)
Leone di Venezzia Rialto - São Joaquim  (Leone di Venezzia)
Um acima de 100: Marc Kreydenweiss Grimaudes - Rhône - (Cellar Vinhos)

Serviço:

Wine Pub - Praia Brava
Localizado em: BRAVAMALL Shopping | PROCAVE
Endereço: Rua Delfim Mario de Padua Peixoto 500 Bravamall - Praia Brava, Itajaí - SC
Aberto ⋅ Fecha às 23:00
Telefone: (48) 99982-8173


Wine Pub - Floripa
Localizado em: Mercadoteca Florianópolis
Endereço: SC-401, 4150 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-000
Fechado ⋅ Abre seg. às 11:00
Atualizado pela empresa há 6 dias
Telefone: (48) 3065-0173

Gostou de Post ? Compartilhe com seus amigos e leia também....







 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp