MENU

29/06/2021 às 07h27min - Atualizada em 29/06/2021 às 07h27min

Porque certos vinhos amadurecem em barricas de carvalho?

Nilson Cesar - Papo Sabor
Armazem Conceição
Foto:divulgação



Você sabia que nem todos os vinhos amadurecem em barricas de carvalho?

O carvalho tem duas funções principais, a primeira delas é deixar o vinho respirar, através do processo que é chamado de micro-oxigenação do vinho, onde através dos poros do carvalho o oxigênio entra em poucas porções, fazendo um lento trabalho de oxigenação.

Esse processo serve para polimerizar os taninos, substâncias que incomodam o nosso palato gustativo, com a quebra desses polímeros o tanino se torna menos incômodo ao paladar.


A segunda função é emprestar ao vinho aromas e sabores.

Toda madeira tem diferentes níveis de queima, pois não se usa o carvalho verde. Eles podem ter queimas de pouca temperatura e pouco tempo, pouca temperatura e muito tempo, muita temperatura e pouco tempo e muita temperatura e muito tempo, cada tipo de queima vai ter uma diferente interferência nos sabores e aromas do vinho.

Por exemplo, uma barrica de carvalho com muita queima vai dar ao vinho aromas de cacau, ou notas de cedro da própria madeira.


Há diferentes tipos de barricas de carvalho, sendo que as barricas mais usadas são as francesas (responsável pela fabricação de 65% do carvalho utilizado na produção de barricas) e as americanas (EUA e Canadá produzem 30%).

O carvalho europeu vem mais para a quebra do tanino e para emprestar aromas e sabores que dependem da tosta, e o carvalho americano vai emprestar geralmente notas de baunilha e mel, dando ao vinho uma característica mais amanteigada, e às vezes mais “tropical”.

Alguns enólogos hoje têm usado diferentes madeiras na mesma barrica para dar mais complexidade e mais sabor ao vinho, criar vinhos diferentes.


Temos tele-entrega. Se beber não dirija.

Nos contate pelo nosso fone/whatsapp  (48) 3238-4100


Armazém Conceição, selecionadores de vinhos e sabores, na Lagoa, em Florianópolis.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp