MENU

09/07/2021 às 09h35min - Atualizada em 09/07/2021 às 09h35min

Geleias...INSPIRAÇÃO para novos sabores

Jerusa Gomes - Papo Sabor
duogourmet
Foto:divulgação


É com muito prazer que escrevo sobre o mundo das geleias, uma especiaria artesanal e gourmet que tomou espaço na gastronomia, na qual sou apaixonada.

Seja doce , agridoce ou até mesmo salgada, as geleias chegaram e tomaram espaço nas mesas de café, almoço e jantares. Acredita-se que foram os portugueses que trouxeram   para a Brasil colônia, o costume de fazer geleias. A tradição se manteve no país em que a oferta de produtos, como frutas é imensa.

O fantástico mundo das geleias abre novos horizontes e sabores. Fazer geleias é deixar fluir: o tempo, a criatividade e a experimentação. Dizem não haver mistério em fazer geleias; e sim o cuidado, carinho e dedicação. O exercício da observação, a atenção e o uso do tempo. As geleias pedem – e merecem – dedicação em tempo integral.

Fazer geleias é dar uma nova morada a frutas, tão delicadas e perecíveis em estado in natura. É dar a elas a chance de perdurar a sua vida, seu sabor, sua essência. É transformá-las em algo novo.

Confira dicas de geleia com comida!

Geleia no Café da manhã
A primeira refeição do dia tem tudo a ver com esse alimento coringa. São ideais para acompanhar pães, torradas, tortas e biscoitos. Retiradas de muitas frutas, podem ser de morango, damasco, cereja, goiaba, jabuticaba, podem ser da fruta que você gostar, ou da que estiver na estação! Podem ainda ser nas versões light, zero ou diet, ou mesmo as geleias orgânicas, que são uma excelente pedida! 

As geleias são ricas em agentes antioxidantes, uma forma maravilhosa de começar bem o seu dia! Elas ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico, conferindo vitalidade para o organismo durante o restante do seu dia.

Geleia com ovos
Além de fornecerem bons nutrientes como vitaminas e minerais, após o preparo, você pode acrescentar a geleia de sua preferência e desfrutar de uma combinação autêntica e saborosa, que fica ainda mais rica em proteína. 

Geleia com frutas
Ambas ricas em vitaminas, as frutas trazem muita energia, você pode misturá-las de várias formas, de modo a equilibrar a combinação, se as frutas forem mais cítricas, uma geleia mais adocicada vai equilibrar bem a combinação e vice-versa! 

Torradas integrais com geleia e queijo branco
Para quem gosta de praticidade, a geleia também pode colaborar com o seu café. Escolha um queijo de sua preferência e coloque uma colher de sobremesa da geleia por cima, ambos sobre a torrada integral. Você terá uma combinação de doce com salgado muito interessante e de baixo índice calórico. 

Geleia com comida: pão integral
Os pães integrais são ricos em carboidratos complexos e fibras. Aliados a geleia, vão ajudar ainda mais a regular seu intestino e ainda a controlar o colesterol ruim. Mas se você gosta do pão branco, não vai errar também!

Croissant com geleia
É uma dica de combinação francesa, mas é claro que você pode abrir desse pão de massa folhada, mas colocar a geleia dentro dele fica muito bom! Ou então pode mergulhar o croissant na geleia enquanto toma seu café da manhã!

Waffle com geleia
Já é de praxe, se você tem uma máquina de waffle em casa, já sabe, comer essa massa de origem belga no café da manhã com geleia é incrível! É só espalhar o quanto baste de geleia do seu sabor favorito!

Panqueca com banana e geleia
Temos a panqueca, que embora seja mais preparada na versão salgada, também pode ser feita com ingredientes doces ou mesmo misturando-os, para quem sabe um petisco antes do almoço. Pode fazer uma de banana com geleia, ou mesmo uma de queijo com geleia, uma sugestão rápida e também muito saborosa!
Não tem como negar que a geleia tem gostinho de café da manhã, mas vamos combinar que também cai muito bem com outros pratos doces e salgados que você pode comer durante todo o dia. Vamos a mais algumas combinações:
Geleia com Cheesecake
Que tal um delicioso cheesecake? Tanto na cobertura, como no recheio você pode usar inúmeros sabores de geleia.

Chocolate
O queridinho de quase todo o mundo é uma opção ideal para combinar com sabores de geleias. Para os chocolates mais doces, prefira geleias mais ácidas, e para os amargos opte por geleias mais doces.

Geleia com carne de cordeiro
Achou que só de opções básicas esse texto se valeria? Mas não! A carne de cordeiro fica deliciosa com geleia, principalmente se for uma geleia de hortelã. Seu prato vai ficar ousado e saboroso!

Gostou da dica? Agora veja abaixo uma receita básica de geleia para você preparar em casa.

Como fazer uma boa geleia? Fique tranquilo, que nós vamos compartilhar um bem fácil e deliciosa com você. A queridinha de hoje é a geleia de morango!
Escolha frutas frescas, limpas e suculentas.

Ingredientes:

  • 340 g de morango
  • 130 g de açúcar
  • 5 ml de suco de limão

Modo de preparo:

1º passo: Em uma panela coloque os morangos limpos, sem os cabinhos.
2º passo: Amasse grosseiramente com um garfo, adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos.
3º passo: Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Obs: A espuma rosada que se forma em cima, pode ser retirada se você quiser, isso vai evitar que a geleia fique um pouco turva. 
4º passo: Depois de 20 minutos de fervura, a geleia deve estar espessa. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo. Coloque em um pote de vidro bem vedado e na geladeira se quiser conservá-la por mais tempo.

Prontinho! Agora você já pode chamar os amigos para fazer ótimas combinações com você!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp