13/09/2021 às 10h35min - Atualizada em 13/09/2021 às 10h35min

Dia Nacional da Cachaça: história e curiosidades da bebida brasileira.

- Papo Sabor
Bartender Store
Foto:divulgação


Já faz algum tempo que a cachaça deixou de ser uma bebida popular e passou a ser considerada um destilado de alta qualidade, com sabor único, ela pode consumida pura ou para quem preferir com drinks.

Uma bebida do século XVI, feita da cana-de-açúcar destilada, a cachaça carrega curiosidades únicas que se misturam à história do Brasil.
São 500 anos de história e a cachaça ganha seu espaço, ganhando sendo considerada uma das bebidas mais consumidas e enraizadas na nossa cultura.
E para celebrar o dia Nacional da Cachaça, separamos algumas curiosidades e é claro a Clássica caipirinha de limão, a verdadeira paixão brasileira.
 
 Qual a origem da cachaça?
Assim como muitas outras bebidas, a origem exata da cachaça é incerta, mas estima-se que ela tenha sido inventada entre os anos de 1516 e 1532, sendo considerada a primeira bebida destilada da América Latina. Reza a lenda que a cachaça teria surgido como uma variação com cana-de-açúcar na bagaceira, tradicional bebida portuguesa feita a partir dos bagaços de uva destilados.
Ainda segundo a história, o nome da bebida teria surgido do espanhol cachaza, usado para um tipo de vinho consumido em regiões da Espanha e de Portugal. Outras fontes creditam o nome a uma versão feminina de “cachaço”, como os porcos selvagens eram chamados na época. O motivo seria o fato de que o líquido era usado para amolecer a carne do animal antes de seu cozimento e consumo. Devido ao seu antigo processo de destilação, onde pingava do alambique, a cachaça também ganhou o apelido popular de “pinga”.

Curiosidades sobre a cachaça

Atualmente, a cachaça é uma das bebidas mais apreciadas do mundo, sendo equiparada a outros destilados como conhaque, whisky, vodka e similares. Com o selo de qualidade de ótimos produtores nacionais, o destilado se tornou um orgulho do Brasil e base para muitos de nossos incríveis drinks, como as batidas, quentões e, é claro, as indispensáveis caipirinhas, como a tradicionalíssima caipirinha de limão.
Além disso, a cachaça marca presença também no exterior e ainda contribui para o nosso vocabulário:
  • Atualmente, o Brasil produz cerca de 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano.
  • A bebida é exportada para mais de 60 países do globo, sendo a Alemanha o principal consumidor externo, respondendo por cerca de 30% das exportações de cachaça.
  • Com mais de 2000 sinônimos, a cachaça é apontada por linguistas e estudiosos como uma das palavras com mais sinônimos na língua portuguesa.
Então, para celebrar o dia de hoje, a dica não poderia ser outra: separe a sua cachaça preferida, corte alguns limões, adicione o gelo, mexa bem e brinde com a clássica caipirinha de limão.  Saúde!
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp