17/09/2021 às 11h56min - Atualizada em 17/09/2021 às 11h56min

Vem aí a primavera!

Cheia de encantos, aromas e sabores.

- Papo Sabor
Foto: Cachoeira e gruta do Índio


Dia 22 de setembro se dá o início da estação mais colorida do ano, com aromas e sabores que encantam a boa mesa.
E buscando essa inspiração, preparamos dicas de alimentos que vão deixa a sua alimentação ainda mais saudável e prazerosa, além de lugares incríveis para você curtir a natureza.

Considerada a penúltima estação do ano e perfeita para encontros ao ar livre, como os deliciosos piqueniques junto a natureza, onde acontece o despertar das flores, plantas, vegetais, animais e é claro dos alimentos que crescem e proporcionam momentos únicos de prazer. Por isso chegou a hora de se programar e planejar viver novas experiências.
 
Para quem mora perto da região ou que considera a distância uma bobagem, separamos aqui algumas dicas de lugares conectados diretamente com a natureza e que alimentam a alma.
São Cachoeiras, centros históricos, trilhas e paisagens belíssimas. Agora é só preparar a mochila, acertar o calendário e curtir o melhor da primavera.
 
Paisagens rurais e influência colonial – Um bairro localizado na cidade de Indaial – SC, com forte influência colonial, repleto de casas na arquitetura enxaimel, pontes antigas e outras construções centenárias, ribeirão de águas claras e ruas de chão batido. Destaca-se a Ponte Pênsil; e a Ponte Coberta de Madeira que estão no Roteiro Regional de Cicloturismo do Vale Europeu.

 Ideal para quem deseja passear em uma área rural, repleta de áreas verdes e ar puro. O idioma alemão ainda é usado como primeira língua em algumas propriedades rurais. Indicado para caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta.


Foto:divulgação
 
Pomerode, cidade localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, conta com cerca de 34 mil habitantes, considerada a cidade mais alemã do Brasil, tranquila e charmosa. Suas tradições, belezas naturais e gastronomia, proporcionam experiências únicas e qualidade de vida.

Para os aventureiros e amantes da natureza, na lista de o que fazer em Pomerode, está a Trilha da Natureza, um passeio de 1.500 metros, com dificuldade leve, acompanhado por guia, que encerra em uma bela cachoeira

Foto:divulgação
 
Cachoeira e gruta do Indio – Locaizado no município de Rio dos Cedros – SC, a misteriosa Cachoeira e Gruta, que no passado servia de abrigo a indígenas do local, são 50km desde o centro da cidade. O roteiro é encantador e deve ser programado com antecedência, para aproveitar todas as belas paisagens até chegar a simpática propriedade rural da família Kohlbeck. No local, cavalos, carneirinhos e outros belos animais dão um charme à fazenda, muito bem cuidada.

Para chegar a Cachoeira e Gruta do Índio (que tem mais de 25 metros de queda livre e belos paredões de pedra), deve-se seguir à Região dos Lagos, em direção ao Lago Pinhal, quase na divisa de Rio Negrinho com Alta Pedra Preta.
É ideal para um passeio em família ou com amigos.

Foto:divulgação

 
Agora que você já sabe onde turistar, vamos a parte da gastronomia, quais alimentos proporcionarão bem estar, energia e saúde na primavera?

Conhecida como a estação das flores, a primavera também é famosa por ser época da safra de grande variedade de frutas, legumes e verduras.

Como o clima vai ficando mais quente, a dica é optar por alimentos frescos e inserir salada compostas, como exemplo as saladinhas de pote. Opte por produtos de fácil ingestão e procure hidratar-se com maior intensidade.

Frutas, legumes e verduras da primavera:

Coloque esses alimentos em seu cardápio e sua alimentação ficará mais nutritiva e variada!

Frutas: Abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa, mamão havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.

Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo

Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.
 
Feliz início de primavera a todos!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp