22/09/2021 às 11h29min - Atualizada em 22/09/2021 às 11h29min

É Primavera!, a estação das flores comestíveis!

Saiba como usá-las em suas receitas.

- Papo Sabor
Conquiste sua vida
Foto:divulgação


Com temperaturas agradáveis, a primavera proporciona uma riqueza de flores nas ruas e um convite à beleza natural, ar fresco, leve e cheio de aromas.

Além disso a época é perfeita para iniciar uma alimentação saudável, rica em nutrientes, com dicas leves no cardápio. E que tal flores comestíveis?

Muita gente não acredita, mas as flores são versáteis e possuem aromas, sabores e texturas bem peculiares, com grande capacidade de composições gastronômicas. Podendo ser aplicada em receitas doces e salgadas.

Além do prato ficar lindo e colorido, as flores possuem benefícios para a saúde. Como exemplo a flor de rúcula, que ajuda no combate a anemia, saúde dos ossos, fonte de cálcio, magnésio e ferro, além de terem fatores antioxidantes, que ajudam na limpeza do fígado e estômago, e as flores de jasmim, que ajudam na função de acalmar o corpo, pois têm composições nutricionais relaxantes.

6 outras flores características da primavera para a sua alimentação saudável:

- Amor-perfeito: Tipo de flor com textura aveludada, ela é bem refrescante, por isso, é ótima para compor pratos como saladas ou, até mesmo, aromatizar vinagres.
- Begônias: Encontradas em diversas cores (principalmente vermelhas, amarelas, laranjas e rosadas), essas flores possuem um gosto ácido, mas extremamente agradável ao paladar. Podem incorporar saladas, prato ensopados ou sobre coberturas.
- Calêndulas: Apenas as suas pétalas são comestíveis. Elas, inclusive, são muito versáteis podendo ser misturadas ao arroz, à pratos com peixes e outros frutos do mar, sopas, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão.
- Capuchinhas: Suas cores deixam qualquer receita simples em pratos muito apresentáveis. Em relação ao sabor, elas são ligeiramente apimentadas, podendo ser usadas para substituir as pimentas tradicionais. Simples de serem cultivadas, elas também são boas opções recheadas, cristalizadas ou como ornamento.
- Flores de Abobrinha e Abóbora: Precisam ser consumidas rapidamente, pois não dura muito na geladeira. Na gastronomia, elas geralmente são usadas recheadas com queijo ou para acompanhar sopas.
- Violetas verdadeiras: Quando frescas, elas podem ser utilizadas nas mais diversas composições de saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de doces, como bolos, tortas e pudins.


Aprenda a fazer uuma salada verde com camarão e flores comestíveis:

Ingredientes:

½  xíc. de pepino fatiado com casca
1 xíc. de rúcula
¼  de xíc. de rabanete fatiado fino
80g de camarão cozido
¼  de colher de chá de gergelim
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres de chá de suco de limão
Flores amor-perfeito a gosto
Modo de Preparo

Numa tigela junte e misture o pepino, a rúcula, o rabanete, o camarão, as sementes de gergelim e tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Arrume no prato de servir e espalhe por cima as flores amor-perfeito.

Gostou da dica, compartillhe!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp