08/01/2021 às 15h42min - Atualizada em 08/01/2021 às 15h42min

Flores comestíveis - Uma tendência que não para de crescer:

Já faz algum tempo que as flores passaram a ter mais protagonismo na decoração de pratos e bebidas ao redor do mundo. Afirmamos que elas chegaram para ficar e não somente como um elemento visual.

Foto divulgação


 
Elas são um produto que não encontramos facilmente nos mercados, afinal são livres de pesticidas, herbicidas e qualquer outro tipo de agroquímico. Mas, será que todas as flores são adequadas para consumo? A resposta é: Não.
Existem uma variedade de 200 flores comestíveis, das quais cerca de 50 são cultivadas no México. Entre as mais conhecidas, você encontra: lavanda, rosa, cravos, abóbora, calêndula, camomila, jamaica e dálias.
Sua combinação com bebidas brancas dá um resultado inovador. Encontramos algumas variações em coquetéis como o Martini que incluem lavanda e manjericão. Conhecidas como Amor-perfeito (Viola cornuta), essa flor é amplamente utilizadas para carne e infusões. Já outras flores como o gerânio, mais típicas de pastelaria, combinam com frutos do mar e saladas.
Algumas recomendações a serem lembradas:
Remova a trava para evitar a ingestão do pólen. Dessa maneira evita-se o sabor amargo e um risco à saúde. Somente podemos comer as pétalas;
Não ingerir em grande quantidade, pois pode levar à má digestão;
O tratamento a ser dado à flor pode variar: algumas podem ser congeladas, outros são mergulhados em óleos ou consumidos em seu estado natural. Verifique qual é a maneira mais apropriada de tratar cada espécie;
Independe se você as comprou ou cortou, use-as no mesmo dia do consumo. Precisa ser imediato.
As flores comestíveis são uma opção para decorar, dar sabor e aroma aos pratos. Não espere para incluí-las em suas receitas e dar um toque diferente às suas preparações.
 
Indice de Flores pra você saber:
  • Rosas
  • Flor de nastúrcio
  • Lavanda
  • Girassol
  • Amor-perfeito
  • Flor da abobrinha
  • Hibisco
  • Calêndula
Outras flores comestíveis
Além das acima referidas, existem muitas outras flores comestíveis, apreciadas pelas suas cores e sabores característicos. É o caso do Cravo, que apresenta um sabor próximo ao da cebola, da Camomila que é utilizada sobretudo para chás, a Verbena-limão é apreciada como aromatizante de aves, sobremesas, conversas e em licores franceses, a Begônia apresenta um sabor ácido como o limão, o Funcho é conhecido pelo seu sabor adocicado, já o sabor do Gerânio depende da sua cor, a Flor de Borago é utilizada há vários séculos pelos seus efeitos benéficos no corpo e mente, e a lista de flores comestíveis com propriedades medicinais e positivas para o organismo estende-se por muitas outros exemplos.
Conselhos
Algumas flores, apesar de se assemelharem a flores comestíveis, podem tratar-se de flores tóxicas.
Apenas as flores cultivadas de forma biológica, ou seja, sem recurso a produtos químicos, podem ser incluídas na alimentação
.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp