25/10/2021 às 11h00min - Atualizada em 25/10/2021 às 11h00min

Parque de flores inédito no país abre em 26 de novembro na Serra Gaúcha.

Mátria Parque de Flores receberá o público com 30 jardins naturais, restaurantes e lojas em São Francisco de Paula. Bilheteria online abre nos próximos dias.

- Papo Sabor
Lúcia Pires – Jornalista
Foto: Pâmela Boelter Herrmann


Um espaço que une arte e natureza, inédito no país, abre ao público no dia 26 de novembro, em São Francisco de Paula, cidade dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O Mátria Parque de Flores está no km 68 da ERS 235 (rodovia que liga São Chico a Canela) e chega para surpreender os visitantes da Serra Gaúcha com um acervo inicial de 7 milhões de mudas de plantas e uma arquitetura integrada ao ambiente natural do bioma Mata Atlântica. 

Distante 40 minutos de Gramado, o empreendimento turístico, com conceito de jardim botânico, inaugura com 30 jardins projetados em uma área de 50 hectares para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies ornamentais com árvores de diferentes espécies. Os espaços foram criados como obras de arte em grande escala, destacando cores, os movimentos e a diversidade natural do Brasil e, principalmente, da região. O investimento é de R$ 25 milhões e está sendo preparado há dois anos, gerando empregos e valorizando a cultura e a flora local.

Os jardins do Mátria estão ligados por 8 km de caminhos feitos de saibro para gerar uma experiência única ao ar livre. Outros 4 km estão na Mata com Araucária, uma das principais características do bioma e poderão ser percorridos com acompanhamento. Além de jardins, o Mátria apresenta elementos da paisagem natural, como a Mata, os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente. 

A coleção já plantada no Parque conta com 300 espécies diferentes. São 7 milhões de mudas de plantas, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102 m de extensão, um dos maiores do mundo. Para o trabalho de irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, com sistema totalmente automatizado.

O Mátria vai oferecer dois restaurantes e outras quatro opções de alimentação, entre elas duas versões de picnics para a escolha do jardim de preferência do visitante.  Haverá apresentações e intervenções artísticas à tarde e ao final de tarde. Os ingressos começam a ser vendidos nos próximos dias. O parque estará aberto diariamente, das 10h às 18h. 

O Mátria Parque de Flores tem projeto arquitetônico assinado por Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, e projeto paisagístico por Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem, ambos de Santa Catarina, a partir de estudos da topografia e da flora local. A implantação dos ambientes que misturam arte e conhecimento do parque está a cargo do engenheiro civil Jeferson Mossi da Silva, do engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho e do técnico Márcio Buffon. 

O Mátria é um projeto de paisagem, uma grande fusão de arte e natureza que tem os jardins como principal foco. O trabalho de arquitetura e paisagismo foi sempre o de dialogar com a paisagem natural do lugar, os Campos de Cima da Serra. Temos um terreno com linhas sinuosas suaves e bem envolventes. Nossa intenção de projeto foi criar um lugar que aproveita essa informação que o terreno nos traz criando diferentes camadas, diferentes nuances, fazendo com que o visitante ao longo do caminho vá descobrindo o parque", dia a arquiteta e urbanista autora do projeto, Juliana Castro. 

No Mátria, o público  vai poder perceber a evolução de um grande jardim durante o dia pela luminosidade, ao longo do ano pelas estações e com o passar dos anos a maturação do jardim e essa imposição dos ciclos da natureza. 

Conheça alguns dos ambientes do Mátria:

Mátria Boulevard – O espaço fica na entrada do parque, onde o visitante encontra a Mátria Home (loja para a venda de plantas, produtos com a grife Mátria, artigos de jardinagem, decoração, presentes, livros e produtos artesanais) e a Boutique Mátria, além de restaurante, sanitários e a bilheteria para a entrada no parque.

O Boulevard é uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.

Mátria Restobar – Instalado à beira do Lago Azul, abriga a Lago Pizzaria e uma Adega subterrânea. O deck da construção avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele. O prédio foi nomeado recentemente ao Golden Trezzini Awards for Architeture and Design. 

Monumento à Borboleta – espaço criado para proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento. A borboleta, espécie característica do bioma, está desenhada no chão e foi preenchida com flores brancas. O monumento é inspiração para um contato ainda maior com a natureza e se tornou um dos grandes destaques do parque.

Jardim de brincar – O jardim de brincar é um convite a experimentar o corpo em movimento. O espaço apresenta duas obras com design provocante:  o "Balanço Tempo", com peças que permitem a adultos e crianças brincar juntos e sentir o corpo balançando ao vento. Outra obra é a escultura "Deslocamento", uma surpreendente modificação da terra que simboliza o movimento como a essência da vida. 

Outras atrações: barcos à remo no lago, refeições ao ar livre em duas versões: mesa ou cesta.

O Mátria Parque de Flores é um empreendimento turístico inovador na região e no país que tem como investidores os empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza. O projeto ousado e contemporâneo será referência em paisagismo e arquitetura. A beleza do Mátria está na interação perfeita entre o que foi pensado e construído pelas pessoas e a dinâmica e as surpresas que a natureza verdadeiramente oferece a cada estação.

Gostou da dica, confIra outros roteiros aqui!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp