02/11/2021 às 13h10min - Atualizada em 02/11/2021 às 13h10min

Posso misturar diferentes tipos de vinho?

O mundo enológico é repleto de informações, descobertas e novas experiências

- Papo Sabor
Wine Eventos
Foto:divulgação

Para quem está começando a se aventurar pelo universo dos vinhos, é comum que surjam algumas dúvidas ao longo do processo. Uma das mais frequentes é: será que eu posso misturar diferentes tipos de vinho durante o consumo? 

Dica de leitura: Aprenda a ler cada informação dos rótulos de vinhos.

Bem, se os vinhos escolhidos estiverem de acordo com o seu gosto pessoal, a resposta é sim! É possível degustar diferentes tipos de vinho em uma mesma ocasião. 

Mas uma das principais orientações dos nossos especialistas e parceiros Wine, nestes casos, é respeitar a hierarquia presente entre os vinhos, ou seja, comece pelos exemplares mais leves e deixe os mais fortes e encorpados para o final.

Para garantir uma melhor experiência sensorial enogastronômica, basta seguir a ordem crescente das características gustativas de cada tipo de vinho: 
  • Comece pelos espumantes secos.
  • Em seguida, os brancos: primeiro os mais frescos, sem madeira; e depois os amadeirados.
  • Rosés mais claros e depois rosés mais escuros.
  • Depois dos rosés, os vinhos tintos. A ordem indicada é: tintos leves, tintos jovens, sem madeira, tintos com madeira e vinhos tintos de guarda.
  • Espumantes doces e vinhos doces ficam para o final, assim como os fortificados, que geralmente harmonizam com sobremesas e doces em geral. 
  • É claro que você não precisa necessariamente misturar todos os diferentes tipos de vinho em apenas uma oportunidade, mas, caso queira experimentar, comece sempre apreciando uma taça do exemplar mais leve, para preservar o paladar.
Se iniciar por um vinho doce, por exemplo, a tendência é que o gosto ocupe seu paladar e influencie na degustação dos rótulos seguintes. 

Outra dica para esse caso é a moderação, já que muitas pessoas temem os efeitos da bebida no organismo no dia seguinte. Para enriquecer a experiência, uma boa pedida é caprichar na harmonização dos vinhos escolhidos com os pratos a serem servidos: vinhos mais leves com entradas, aperitivos e pratos mais leves, e vinhos mais encorpados com pratos que acompanhem esse peso no paladar.  

Confira 10 sugestões de diferentes tipos de vinhos disponíveis na Wine

Espumante Undurraga Demi-Sec

Assinado pela renomada vinícola chilena Undurraga, este espumante feito pelo método Charmat, agrada com muita facilidade devido a leveza e a doçura delicada no paladar. Além de combinar com várias opções de petiscos e pratos salgados, também é indicado para ser servido com bolos, como os de casamento. 


Vale Sauvignon Blanc de Cartagena DO San Antonio 2019

Este Sauvginon Blanc da linha Cartagena se resume como amigável, rico e encorpado com uma textura adorável, notas de pêssegos e maçã cortada combinadas com pimentão fresco e aspargos. A acidez e salinidade do Oceano Pacífico resultam em um vinho complexo e equilibrado. Um exemplar adequado para veganos.

91 Pontos Robert Parcker


Kinast K Barrel Reserva Chardonnay 2019

Chardonnay chileno, do pouco explorado Valle del Lontué, que passa 6 meses amadurecendo em barricas de carvalho francês de 1 ° e 2 ° usos. O objetivo de usar também barricas usadas é deixar o vinho em perfeito equilíbrio entre frutas e madeira. É exatamente isso que sentimos sem aroma e sem paladar. Incrível trabalho do enólogo da Kinast!


Estímulo Sauvignon Blanc 2019

Um Sauvignon Blanc que é a pura manifestação da uva: notas aromáticas de frutas misturadas a um toque herbáceo, boa acidez, refrescante, leve e final frutado. Um vinho que estimula nossos sentidos através da personalidade única de cada uva, o que rendeu o nome da linha, Estímulo.


Kinast Estate Selection Merlot 2020

Kinast é uma produção familiar chilena, com vinhos que traduzem a essência da região em que a vinícola está inserida. Esse Merlot é macio e frutado, ideal para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos.


Marqués de La Carrasca Rosé

Um rosé elaborado com uvas nativas espanholas elaborado pela vinícola Bodegas Lozano. Vinícola familiar que começou a sua história em 1853 e, desde então, mantém sua produção focada em tradicionais.

Descubra novos rótulos clicando aqui e aproveite para fazer o seu pedido.
Frete grátis para todo o Brasil.
  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp