27/12/2021 às 12h51min - Atualizada em 27/12/2021 às 12h51min

O que faz o macarrão espaguete ser uma paixão nacional?

O consumo deste alimento é sucesso mundial e movimenta o setor econômico.

Imprensa | Comitê Umami
(Espaguete com cogumelos: Comitê Umami


Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros. A preferência se dá pelas massas secas: tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos.

O macarrão espaguete, por sua vez, é um dos tipos mais populares, com variações de temperos e ingredientes que proporcionam experiências gastronômicas deliciosas. O prato faz tanto sucesso, que no dia 4 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Espaguete.   

Para a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, a fama do espaguete pode ser atrelada à praticidade no preparo, bem como à facilidade em proporcionar novos sabores e texturas ao paladar, com a adição de diferentes ingredientes.

“Além de prática, a mistura do molho com ingredientes diversos como tomates e cogumelos é atrativa para o consumo por conferir o quinto gosto ao prato. E não podemos nos esquecer do toque final de qualquer macarronada, o famoso queijo parmesão, que proporciona ainda mais sabor a preparação por ser um dos alimentos mais ricos em umami”, explica Zagato.

A nutricionista separou a apetitosa receita de espaguete com cogumelos, confira:

ESPAGUETE COM COGUMELOS

INGREDIENTES

  • 1 pedaço de 7 cm de alga kombu
  • 1 xícara (chá) de água (200 ml)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
  • 1 cebola média cortada em tiras finas (150 g)
  • 300 g de cogumelos shimeji
  • 300 g de cogumelos shiitake
  • 2 colheres (sopa) de molho shoyu (30 ml)
  • 500 g de espaguete cozido “al dente”
  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (45 g)
  • 4 colheres (sopa) de flocos de peixe bonito (katsuobushi)
  • 2 colheres (sopa) de alga nori cortada em tiras finas

MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela, coloque a alga kombu de molho na água por 10 minutos. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar ferver. Retire do fogo e reserve.
2. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até ficar transparente.
3. Adicione os cogumelos e refogue-os por 5 minutos ou até começarem a murchar. Acrescente o caldo de alga kombu reservado e o molho shoyu. Cozinhe por 3 minutos, para que os cogumelos soltem seu sabor natural.
4. Retire do fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente o espaguete cozido e misture até envolver o macarrão pelo molho.
5. Distribua o katsuobushi e o nori por cima, e sirva em seguida.

Quer conhecer mais sobre o gosto umami? Acesse o site aqui. 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp